Vêm aí as matrículas do Centro de Educação Integral Josélia Almeida Ramos (antigo Edson Lobão)
07/01/2018 12:31 em Locais

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que serão realizadas de terça-feira (9) a sexta-feira (19) deste mês, as matrículas para alunos que desejam ingressar no 1º ano do Ensino Médio nos 36 Centros de Educação Integral, os chamados Centro Educa Mais, e nas demais escolas da rede estadual de ensino, na capital e no interior do estado, na caso de São João dos Patos na escola Jecélia Almeida Ramos (antigo Edson Lobao)

Para efetivar a matrícula no 1º ano, tanto da Educação Integral, quanto do Ensino Regular, os interessados devem ter concluído ou estar concluindo o 9º ano do ensino fundamental em escolas regulamentadas das redes estadual, municipal ou privadas.

Vale lembrar que, os alunos que realizaram a pré-matrícula online só terão a matrícula validada a partir do momento que entregar a documentação na escola para a qual recebeu confirmação de pré-matrícula.

Para se matricular, o estudante deve comparecer à escola, no caso de estudante menor de 18 anos,  acompanhado do pais ou  responsáveis, munido com original e cópia dos seguintes documentos: Histórico Escolar ou Declaração de escolaridade da última Unidade de Ensino em que estudou; duas fotos 3×4 recentes; Certidão de Nascimento/Casamento ou RG com CPF do estudante, se possuir; RG e CPF do responsável legal, no caso de estudante menor de 18 anos; Laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso); fatura da concessionária de energia elétrica atualizada (máximo de três meses).

Quando a fatura não estiver em nome do responsável pelo estudante, apresentar, conjuntamente, outro comprovante de endereço em nome da mãe/pai/responsável pelo estudante.

Quem não fez a pré-matrícula online

Os alunos que, por algum motivo, não conseguiram fazer a pré-matrícula online devem procurar a escola que deseja e verificar se há vaga disponível no 1º ano do Ensino Médio Integral ou Regular.

“A pré-matrícula online é uma forma que o governo encontrou de agilizar a vida dos pais, que terão mais opções na escolha por uma escola para seus filhos, assim como demonstra transparência no processo das matrículas. E isso não impede quem não a fez, de ter uma vaga na rede pública estadual. Nesse caso, a orientação da Seduc é: vá até a escola da rede mais próxima de sua casa, verifique se há vaga disponibilidade, caso não haja, procure outras escolas da rede que tiverem vagas. Isso vale para alunos de qualquer uma das 19 Unidades Regionais de Educação”, destacou a secretária ajunta das Unidades Regionais de Educação, Rosyjane Paula.

Matrículas nos 2º e 3º anos

Para os 2º e 3º anos, a rematrícula será automática para os alunos da casa. As vagas excedentes serão preenchidas com alunos externos. Neste caso, os estudantes interessados devem procurar a direção da escola desejada para saber se há vaga disponível nas referidas séries, cujas matrículas também acontecem no período de 09 a 19 deste mês.

Centros Educas Mais

Vale reforçar que este é o 2º ano de implantação dos Centros de Educação Integral Educa Mais. Em 2017 foram implantados 11 Centros nas cidades de São Luís (06), São José de Ribamar (01), Alcântara (01), São Bento (01), Santa Inês (01), Timon (01). Este ano, 25 novos Centros Educa Mais estão sendo implantados nas cidades de: Açailândia, Balsas, Barra do Corda, Carolina, Caxias, Chapadinha, Coroatá, Grajaú, Imperatriz, Itapecuru Mirim, Paço do Lumiar, Passagem Franca, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, São João dos Patos, São Luís, Viana e Zé Doca, além de São Luís terá mais 07 Centros de Educação Integral.

“O Maranhão está no segundo ano de implantação das escolas em tempo integral, e este será um ano de crescimento. Mas, esse crescimento dependerá, não só do empenho da Seduc em fazer a Educação Integral acontecer, mas da coletividade, do envolvimento de toda a comunidade escolar. Então, quem ainda não conhece o que é a Educação Integral acesse o site da Seduc, veja onde funciona cada centro, faça uma visita e converse com diretores e professores e experimente vivenciar uma educação diferenciada”, destacou a professora Nádia Dutra, secretária Adjunta de Ensino.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!