Humberto Coutinho foi sepultado nesta terça-feira, com honras de Chefe de Estado.
No fim da manhã desta terça-feira (2), o corpo do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa Humberto Coutinho (PDT) foi levado do ginásio da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão (Facema) para ao Cemitério da Olaria, em Caxias.
O governador do Maranhão, Flávio Dino, esteve junto aos familiares, ajudando a conduzir o corpo até o caminhão do Corpo de Bombeiros, onde cadetes realizaram o transporte até a capela da família, ao lado do cemitério, onde aconteceu o sepultamento. Nas ruas de Caxias, o cortejo seguiu com fortes aplausos da população.
O sepultamento aconteceu por volta das 13h e foi acompanhado apenas por familiares e amigos mais próximos. Os caxienses que acompanharam o cortejo fúnebre pelas ruas da cidade também estiveram presentes no sepultamento, mas o assistiram do lado de fora da capela.
Nascido em 21 de agosto de 1946, no povoado Pedreiras, município de Matões (MA), Humberto Coutinho formou-se em Medicina pela Universidade Federal da Bahia e começou a exercer a profissão em 1971, trabalhando por avanços na saúde de Caxias.
Além de dedicação à medicina, Humberto construiu uma prestigiada carreira política, iniciada em 1988 como o vereador mais votado do município. Em 1990 elegeu-se deputado estadual, com reeleições sucessivas nos pleitos de 1994, 1998 e 2002.
Em 2004, foi eleito prefeito da cidade de Caxias, sendo reeleito em 2008 com a maior votação da história de um prefeito daquela cidade.
Em 2014 retornou ao Parlamento Estadual maranhense, já consolidado e reconhecido como uma das mais influentes lideranças políticas do Maranhão. Em fevereiro de 2015, foi eleito Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão e reeleito, por unanimidade dos seus pares, para o exercício do biênio 2017/2018.