Offline
Nomeado novo bispo para diocese de Caxias do Maranhão (MA)
22/12/2017 13:08 em Locais

Papa Francisco nomeou na manhã desta quarta-feira, 20, Dom Sebastião Lima Duarte como bispo da diocese de Caxias do Maranhão (MA), onde pertence a Paróquia de São João dos Patos. Até então, ele era bispo da sede episcopal de Viana, localizada no mesmo estado. A notícia foi publicada no Jornal “L’Osservatore Romano”.

Dom Sebastião Lima Duarte

O novo bispo de Caxias do Maranhão foi o quinto bispo de Viana e estava lá desde julho de 2010. Dom Sebastião Lima Duarte nasceu em 1964, em Carutapera (MA). Fez seus estudos eclesiásticos no Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (1985-1991) e, logo depois, mudou-se para Roma. Lá, se formou no Instituto Patrístico Augustinianum (1995-1998).

Dom Sebastião, que faz aniversário de ordenação presbiteral no dia 30 de novembro, foi ordenado padre em 1991 e tem como lema episcopal: “Fiat voluntas tua”. Dom Leonardo Steiner, secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), enviou uma saudação em nome da Conferência ao novo bispo de Caxias do Maranhão.

Saudação da CNBB a dom Sebastião Lima Duarte

Brasília, 20 de dezembro de 2017

Prezado Irmão, dom Sebastião Lima Duarte.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolhe, com alegria, sua nomeação como bispo da Diocese de Caxias do Maranhão (MA), anunciada hoje, 20 de dezembro, pelo Papa Francisco. E renovamos nossa gratidão pelo apreço do Santo Padre manifestado na solicitude de enviar pastores para nossas Igrejas Particulares.

Nos unimos às comunidades de Viana (MA) que o acolheu nos últimos 7 anos e agradecemos pelo seu pastoreio.

Saudamos sua transferência com as palavras que o Papa Francisco dirigiu aos bispos italianos em maio de 2014: “Ide ao encontro de quem quer que pergunte a razão da vossa esperança: acolhei a sua cultura, transmiti-lhe respeitosamente a memória da fé e a companhia da Igreja e em seguida os sinais da fraternidade, da gratidão e da solidariedade, que antecipam nos dias do homem os reflexos do Domingo que não conhece ocaso”.

Renovamos o compromisso de união fraterna com o senhor e fazemos nossas preces para que seu ministério episcopal seja fecundo.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!