Offline
Restaurante Popular em São João dos Patos garante segurança alimentar no sertão maranhense
21/12/2017 20:41 em Locais

Para o secretário do Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, com 1.000 refeições diárias, a população de São João dos Patos irá se beneficiar com um equipamento social que fornece alimentação com todos os nutrientes necessários para uma saúde de qualidade. (Foto: Honório Moreira)

Para garantir um avanço inédito na área de segurança alimentar no Maranhão, o Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), inaugurou mais um Restaurante Popular no Maranhão no município de São João dos Patos. Ao todo já são 17 equipamentos de segurança alimentar em todo o estado para atender quem mais precisa. Para o secretário do Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, com 1.000 refeições diárias, a população de São João dos Patos irá se beneficiar com um equipamento social que fornece alimentação com todos os nutrientes necessários para uma saúde de qualidade.

“O restaurante proporciona grande impacto na vida da população levando melhorias na alimentação, na economia e na saúde. Com uma alimentação adequada, várias doenças podem ser evitadas como hipertensão e diabetes, além de garantir economia para as famílias. Nossa proposta é aliar serviço de qualidade com praticidade para a vida dos maranhenses”, afirmou o secretário.

Neto explicou também que 30% dos alimentos utilizados no restaurante serão adquiridos de agricultores familiares locais. “Vamos incentivar os produtores  locais que por muitas vezes não produzem por não ter como escoar a produção, agora eles irão vender para o restaurante, alimentos in natura e saudáveis, gerando mais renda para São João dos Patos”.

 Neto Evangelista durante a inauguração do Restaurante Popular em São João dos Patos. (Foto: Honório Moreira)

Neto Evangelista durante a inauguração do Restaurante Popular em São João dos Patos. (Foto: Honório Moreira)

O cardápio de inauguração contou com arroz com milho e ervilha, feijão preto, frango assado, bife acebolado, farofa de calabresa, salada de alface e tomate, e suco de frutas. A dona de casa, Raimunda Nonata, de 66 anos, agradeceu ao governador Flávio Dino pelo restaurante e relatou que agora terá mais tempo para descansar.

“Com esse restaurante eu não vou mais perder uma manhã inteira fazendo almoço, gastando gás e água. Trabalho como costureira e quando chega o fim do dia fico muito cansada. Agora vou ter tempo até para descansar depois do almoço”, contou animada Raimunda Silva.

Estiveram presentes na inauguração o secretário do Desenvolvimento Social, Neto Evangelista; o prefeito de São Domingos do Azeitao, Nicodemos Sousa; vereadores, secretários e gestores de São João dos Patos, além da população local.

O restaurante fica localizado na Avenida Presidente Medici, 2591 – Centro, e funcionará de segunda a sexta, das 11h às 14h. As refeições custam R$ 2.

Nesta quinta (21), serão entregues dois restaurantes nos municípios de Itinga e Imperatriz, totalizando 19 equipamentos de segurança alimentar, sendo 13 entregues à população durante a gestão Flávio Dino.  Em Itinga serão 700 refeições diárias e em Imperatriz, 1.000 refeições, sendo 400 destinadas aos universitários da UemaSul.

No interior do estado, os equipamentos públicos de alimentação foram entregues aos municípios de Zé Doca, Açailândia, Chapadinha, Pedreiras, Lago da Pedra, Colinas, Grajau e Santa Luzia. Outros três restaurantes populares serão entregues em janeiro de 2018.

 População já se beneficia com Restaurante Popular em São João dos Patos. (Foto: Honório Moreira)

População já se beneficia com Restaurante Popular em São João dos Patos. (Foto: Honório Moreira)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!