Offline
JOÃO DA CRUZ, ANTES TARDE QUE NUNCA.
21/12/2017 11:58 em Estaduais
Pesquisas recentes indicam um alto percentual de pessoas da terceira idade frequentando curso superior. São aposentados do serviço público buscando qualificação para se reinserir no mercado do trabalho ou mesmo cidadãos ou cidadãs comuns investindo em qualidade de vida via interação com outras faixas etárias.

Para níveis escolares abaixo, nada aponta para um retorno crescente às salas de aula, embora seja por exemplo o Ensino Médio, hoje, universalizado por lei. Significa isso que qualquer brasileiro que tenha o fundamental pode bater na porta de qualquer centro de ensino que ofereça a última etapa da Educação Básica. Foi exatamente isso que fez João da Cruz Pereira de Souza, ao findar a modalidade EJA-Educação de Jovens e Adultos, nível fundamental na rede municipal de ensino, em Passagem Franca-MA, no final de 2015.
 
Matrículou-se por direito, no início de 2016, no Centro de Ensino Antonio Reinaldo Porto, para concluir o médio em dois anos. Durante esse período, João foi uma espécie de "xodó" da escola. Empolgado como um "CDF", senta-se na frente do Professor (a), indagando sobre conteúdos de todas as áreas. Quando tem oportunidade, não dispensa contextualizar temas diversos com passagenses bíblicas, pois é um evangélico igualmente dedicado, prova disso constando em anais da escola sobre Biografias de passagenses de destaque, projeto este que o contemplou.
 
Assim o quase septuagenário, nasceu em 1949, até que já poderia dar-se por satisfeito, vez que em sua prole é comum minar da vertente artística vários talentos: todos os filhos desenvolvem, de alguma habilidade musical, compondo, tocando e cantando. Partindo de um dos mais conhecidos, Manoel dos Teclados, cantor, compusitor, ator, arranjador e cinegrafista, poder-se-ia resumir em "Família dos Teclados de Mamando a Caducando"! São, sim do ramo artístico, bastante conhecidos na região e alguns até extrapolando fronteiras, exemplo disso "Fernandinho do Arrocha" que faz sucesso em São João dos Patos. Mas é da PF, filho de João e dona Maria Raimunda Vieira. Mas apesar de talentosos e com facilidade de penetração em qualquer área cultural, todos são, no dizer de pais desiludidos com filhos, "ruins de escola", apesar de inteligentes. Enquanto educador amigo da família, queixo-me aos que conheço: por que vocês largam a escola cedo? João, ao que parece, ainda se presta, apesar da idade, a ser o exemplo, neste ponto. Parabéns, João, você é o próprio exemplo! E não só para os filhos, acho que para todos nós!

Texto Leonicio Aire
Fonte: Portal Passagem Franca
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!