Offline
Rafael Leitoa debate em audiência pública a criação do curso de Direito na cidade de Timon
Estaduais
Publicado em 19/12/2017

Através do deputado Rafael Leitoa (PDT), foi realizada na manhã desta segunda-feira (18), no auditório do Centro Integrado de Educação Jacira de Oliveira e Silva, na cidade de Timon, uma audiência pública onde foi debatida e apresentada à comunidade e alunos do município, as etapas para a criação e instalação do curso de Bacharel em Direito na grade de cursos da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, na cidade.

Presentes o reitor da UEMA, professor Gustavo Pereira da Costa; a diretora do polo de Timon, Edite Leal; o diretor  geral da Escola Superior de Advocacia do Maranhão, professor  João Batista Oliveira; o presidente da subseção da OAB, de Timon, Francisco Assis; advogados; professores; vereadores; comunidade acadêmica e alunos daquela cidade.

O deputado já apresentou indicação ao governador Flávio Dino solicitando a implantação do curso no polo de Timon, bem como o envio de projeto de lei à Assembleia Legislativa dispondo sobre a criação dos cargos necessários para a implementação do curso no ano de 2019, com o vestibular sendo realizado em 2018. Rafael Leitoa também reuniu com o reitor universidade, professor Gustavo Pereira da Costa onde conversou sobre a estrutura física, melhorias no Polo e expansão de cursos da Universidade Estadual em Timon.

“Firmamos um compromisso com a Reitoria da Universidade Estadual para que no município de Timon seja criado e instalado o curso do Direito, atendendo assim a juventude de toda a região leste do estado do Maranhão”, afirmou Rafael Leitoa. Também já conversou com a diretora do Centro, a professora Edite Leal; com a professora Socorro, outros professores, além do presidente da Seccional OAB Timon, Francisco Assis, para unir esforços para a implementação do curso.

“Com certeza vai engrandecer muito mais a região de Timon até a região leste do estado do Maranhão. As cidades de São João dos Patos, Presidente Dutra e Caxias também serão beneficiadas com a implantação do curso de Direito em Timon”, disse o deputado.

Destaque

Ao destacar que Timon é um município importante do estado do Maranhão, Rafael Leitou afirmou que a Uema foi destaque no Nordeste entre as universidades públicas na aprovação da Ordem dos Advogados do Brasil.

“Timon merece ter um curso à altura que é o curso de Direito. Esse ano nós já faremos vestibular para o curso de Ciências Contábeis e estamos trabalhando na implementação deste curso. Por isso, estamos aqui com toda a comunidade acadêmica - os estudantes e os professores – ouvindo e debatendo com a sociedade timonense e região, a implementação desse curso, tendo em vista que a UEMA, de Caxias, por exemplo, é um campus forte e importante, mas ainda não tem esse curso que viria também atender à necessidade da região leste do Estado”, acentuou Rafael Leitoa, ressaltando ainda que Timon sediará o curso de Direito com a proposta inovadora do professor Marcelo para que esse curso se torne cada vez mais eficaz.

Para a diretora do polo de Timon, Edite Leal, a audiência é de extrema relevância tanto para a comunidade estudantil do ensino médio, como para o ensino superior. “Essa audiência representa um passo à frente para a vinda do curso do direito para o nosso município. A idéia do deputado Rafael Leitoa em trazer esse curso é fundamental; o diálogo já vem ocorrendo durante todo esse ano entre o deputado Rafael, o reitor da UEMA, professor Gustavo e o governado Flávio Dino”, enfatizou Edite leal, ressaltando que também é necessário o aval da OAB para que ocorra de forma satisfatória a implantação do curso em Timon.

“Estamos de braços abertos para receber o curso. Temos uma estrutura que também precisa melhorar; também precisamos de mais professores mas isso,  com o tempo, nós vamos conseguir porque todos estão mobilizados para que o curso seja um sucesso na cidade de Timon, porque nós precisamos; é um anseio da comunidade e isso só eleva os nossos índices educacionais, o nosso IDH”, finalizou Edite Leal.

Orgulho

O reitor da UEMA, professor Gustavo, elogiou a iniciativa do deputado Rafael e disse que o campus de Timon é um dos mais importantes do Estado. 

Atendendo o chamado da comunidade timonense, sob a liderança do deputado Rafael e da UEMA que já está presente na cidade. O Campus de Timon é um dos mais importantes da nossa universidade. A vinda do curso de Direito para Timon é algo que muito nos orgulha e é mais um serviço de qualidade que orgulha os maranhenses”, disse o reitor. 

Em seguida, o professor Marcelo Carvalho fez uma explanação sobre a proposta de projeto pedagógico do curso de Direito em Timon. “Nós estamos fazendo a nossa parte, esperamos agora a decisão do governo do Estado”, disse ele.

Thamires da Silva Rios, estudante do segundo ano do ensino médio disse que a audiência é de extrema importância, pois muitos estudantes que querem fazer o curso de Direito precisam sair da cidade para estudar em outros estados e cidades do Maranhão. “Com o curso de Direito aqui na nossa cidade os alunos não precisam mais se deslocar para outros estados. É muito importante essa audiência”, disse.

“A vinda do curso de Direito é importante porque é um crescimento para a cidade; muitos alunos procuram oportunidade em outros estados. Espero que realmente seja implantado para que eu possa também fazer esse curso”, disse a estudante Ellen Rayssa, 16 anos, estudante do segundo ano do ensino médio.

Aprovações

O curso de Bacharelado em Direito da UEMA, Campus São Luís e Bacabal, mais uma vez se sobressaiu, entre os cursos de Direito no Maranhão, com 52,94% de aprovados. Com esse resultado, a Universidade liderou o exame recente realizado pela OAB no estado.

Na cidade de Timon – de acordo com levantamentos feitos junto à Unidade Regional de Educação, no ano de 2017 - serão 1973 alunos concludentes do Ensino Médio na rede estadual. 

Com isso, para 2018, a proposta de inclusão do curso de Direito na grade de cursos do Polo da UEMA, deverá ser de mais de 2500 alunos, incluindo os alunos do ensino regular e do EJA.

“Tomando como base a quantidade de alunos aptos a participar do vestibular em 2018, estes números são mais do que suficientes para demandar novos cursos para a cidade de Timon”, justificou Rafael Leitoa, enfatizando que em relação ao curso de Direito há um vasto campo”, enfatizou Rafael Leitoa.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!