A Polícia Militar prestou apoio, nesta quarta-feira, ao cumprimento da decisão da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) que determinou a prisão preventiva de oito vereadores do município de Turilândia. A medida foi adotada após o descumprimento de medidas cautelares e indícios de obstrução da instrução criminal.
A decisão judicial atende a um pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA), protocolado na última sexta-feira e assinado pelo procurador-geral de Justiça, Danilo de Castro Ferreira. No requerimento, o MP sustentou que os parlamentares não cumpriram as restrições impostas anteriormente pela Justiça, o que motivou a solicitação de prisão preventiva.


Os mandados foram expedidos contra os vereadores Gilmar Carlos Gomes Araújo, Mizael Brito Soares, José Ribamar Sampaio, Nadianne Judith Vieira Reis, Sávio Araújo e Araújo, Josias Fróes, Carla Regina Pereira Chagas e Inailce Nogueira Lopes.
De acordo com o Ministério Público, os vereadores Daniel Barbosa Silva e José Luís Araújo Diniz não descumpriram as medidas cautelares estabelecidas, razão pela qual não foram incluídos no pedido de prisão.
A prisão preventiva é uma medida prevista no Código de Processo Penal e pode ser decretada quando há indícios de que o investigado esteja interferindo no andamento do processo ou descumprindo determinações judiciais. O caso segue sob análise do Judiciário maranhense.