Offline
MENU
Delegado Ederson Martins fala sobre o décimo dia de buscas por crianças desaparecidas em quilombo de Bacabal
Por Henrique Sampaio
Publicado em 13/01/2026 16:15 • Atualizado 13/01/2026 16:43
Locais

No décimo dia de intensas buscas pelas crianças desaparecidas no quilombo São Sebastião, em Bacabal, a Polícia Civil do Maranhão segue atuando de forma integrada para esclarecer o caso. Em entrevista à imprensa, o delegado Ederson Martins detalhou o andamento das investigações e o trabalho conjunto das forças de segurança.

Segundo o delegado, as investigações tiveram início logo após o desaparecimento e estão sendo coordenadas, desde o começo, pela delegada Arianna, titular da Delegacia de Polícia Civil de Bacabal. Para reforçar os trabalhos, equipes especializadas foram mobilizadas. “Vieram equipes da Superintendência de Homicídio e Proteção à Pessoa, desde a terça-feira, além da Superintendência do Interior, dando suporte às investigações”, afirmou. Nesta segunda-feira, uma nova equipe da Superintendência de Homicídios chegou ao município para dar continuidade ao trabalho.

Sobre os procedimentos periciais, Ederson Martins explicou que exames já foram realizados, mas que os laudos ainda não foram concluídos. “É um trabalho minucioso, feito de forma paulatina. Não há como repassar informações imediatamente. Precisamos aguardar o laudo da perícia para termos dados oficiais e seguros”, destacou.

Em relação ao uso de cães farejadores, o delegado informou que todas as informações são devidamente checadas e compartilhadas com as equipes de apoio, como o CHOQUE. No entanto, até o momento, não há um indicativo preciso. “Ainda não temos nenhuma informação de faro que seja 100% correta quanto ao caminho traçado pelas crianças”, disse.

Questionado sobre novas linhas de investigação neste décimo dia de buscas, Ederson Martins reforçou que todas as informações que chegam à Polícia Civil são analisadas. “Nenhuma linha de raciocínio é descartada. Apesar de a principal hipótese ser a de que as crianças tenham saído por vontade própria e se perdido, todas as possibilidades estão sendo apuradas”, ressaltou.

O delegado também esclareceu que as casas da comunidade foram vistoriadas logo no primeiro dia, com apoio dos próprios moradores e policiais locais. A hipótese de as crianças estarem escondidas na comunidade foi descartada, especialmente porque um dos indícios foi encontrado em uma área distante do quilombo.

As buscas em campo seguem sob coordenação do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, enquanto a Polícia Civil mantém o foco na investigação do desaparecimento e na apuração de qualquer eventual crime. “Se houve alguma possibilidade criminosa, a Polícia Civil vai desvendar”, concluiu o delegado Ederson Martins.

LEIA TAMBÉM: 

Caseiro é encontrado morto dentro de poço na zona rural de Amarante do Maranhão; esposa e comparsa confessam crime

Homem é preso na zona rural de Sucupira do Norte na tarde desta segunda-feira

Dr. Alexandre Magno nomeia Marianna Torres como nova secretária de Cultura e Juventude de São João dos Patos

Comentários
Comentário enviado com sucesso!