Offline
Entenda como é feito o detalhamento das bandeiras tarifárias na conta de energia
28/10/2017 18:25 em Nacionais

Todo mundo já sabe que as bandeiras tarifárias são um sistema criado pelo Governo Federal para sinalizar ao consumidor os custos reais da geração da energia elétrica por usinas térmicas e podem ser classificadas em cores: verde, amarela e vermelha. As cores indicam se a cobrança adicional custará mais ou menos dependendo da geração de energia no Brasil.

· A bandeira tarifária não é uma conta a mais e sim o custo da geração de energia elétrica que é cobrada todo mês, igualmente em todos os estados brasileiros. ·

A bandeira tarifária vem descrita na conta de energia, no campo “Demonstrativo de Faturamento”.

· As cores das bandeiras tarifárias são as mesmas para todos os consumidores independentes da classe de consumo e é divulgado todo mês pela ANEEL.

· Os valores pagos nas contas de luz com as bandeiras tarifárias são repassados pela Cemar para o Governo Federal.

Outra informação importante e que tem gerado dúvidas é, podem vir cobradas duas bandeiras na conta de energia? A resposta é sim. Tudo vai depender do período de leitura. É importante que todos observem o período da leitura e as bandeiras cobradas em cada mês. Fazer o uso racional de energia elétrica e buscar alternativas como a troca de resíduos por desconto na conta de energia elétrica, são meios que o consumidor tem para minimizar o valor da fatura.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!