Offline
Tem início a coleta do censo agropecuário no Maranhão
Estaduais
Publicado em 29/09/2017

Trabalho no Maranhão será feito por mais de 900 recenseadores que receberam as últimas orientações antes de começar o trabalho no campo.

Começa na segunda-feira (2) em todo o país a coleta de dados do décimo censo agropecuário. Em todo o Maranhão o trabalho será feito por mais de 900 recenseadores que receberam as últimas orientações antes de começar o trabalho no campo. Em Santa Inês, a 250 km de São Luís, 16 pessoas vão trabalhar no censo agropecuário.

O censo agropecuário é realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 10 em 10 anos com o intuito de traçar um retrato das comunidades rurais do país. Nesta edição, 1.259 pessoas foram contratadas temporariamente por meio de um seletivo realizado no mês de julho e 921 selecionados são recenseadores. Pessoas que vão a campo coletar os dados, informações da população rural.

O agente censitário regional Paulo Cabral diz que nesta edição do censo não haverá a contagem populacional. “Nesse censo não vai haver a contagem populacional. A gente vai coletar somente as informações relativa à produção, agropecuária, agrícola e aquícola. O censo agro 2017 ele não vai englobar a contagem como foi o censo anterior. A gente vai colher essas informações justamente para retratar a realidade do campo dentro do Brasil. O censo agro ele é a pesquisa mais completa capaz de retratar justamente a estrutura e a produção agrícola e agropecuária brasileira”.

Em todo o Brasil os recenseadores passaram por um treinamento nesta semana. Na área do IBGE de Santa Inês serão 12 recenseadores, três supervisores e um agente recensitário regional.

Os recenseadores vão usar um aparelho, o dispositivo móvel de coleta. Um computador de mão ligado diretamente com uma central no Rio de Janeiro. Todas as informações inseridas no aparelho já caem direto na central dispensando assim o uso de papel.

O censo agropecuário 2017 começa na segunda-feira (2). Os recenseadores treinados esta semana tem até o mês de fevereiro de 2018 para traçar um perfil da economia rural da subárea Santa Inês que é formada pelos municípios de Pindaré, Bela Vista, Monção, Igarapé do Meio e Santa Inês. O estado do Maranhão foi dividido em 39 subáreas.

No último censo agropecuário realizado em 2007 o Maranhão tinha mais de 288 mil propriedades rurais e perto de 15 milhões de hectares destinados à pecuária, agricultura e outras atividades agrícolas incluindo os grandes e pequenos produtores.

O agente censitário municipal de Balsas, Rafael Sousa, explica o quanto é importante que o censo agro seja um retrato fiel do campo. “Na verdade o censo ele traz dados para que possam ser criadas políticas de incentivo, inclusive de que já beneficiam muito os produtores, principalmente os pequenos como o Pronaf, os programas de crédito, assentamentos e todos que visam melhorar a qualidade de vida do produtor”, explicou.

Fonte: G1
Comentários
Comentário enviado com sucesso!