Offline
Pesquisa mostra Maranhão com menor índice de mortes violentas no país
27/09/2017 08:22 em Estaduais

Um levantamento com todas as mortes violentas no país entre os dias 21 e 27 de agosto deste ano mostra que o Maranhão teve o menor índice de mortes por cem mil habitantes entre todos os Estados, juntamente com São Paulo.

Os números são do Monitor da Violência, uma parceria entre o portal G1 (Organizações Globo), o Núcleo de Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança.

Foram medidos casos de homicídios, latrocínios, feminicídios, mortes por intervenção policial e suicídios espalhados pelo Brasil. O monitor levou em conta todos os casos de que se tem notícia no período analisado.

No Maranhão, o índice de mortes foi de 0,19 a cada cem mil habitantes. Esse é o padrão mais aceito internacionalmente para comparar taxas de mortalidade.  O desempenho só é igualado por São Paulo. Todos os outros Estados tiveram índice acima disso.

O Maranhão também está entre os dez Estados com menos mortes absolutas (quantidade, independentemente da população) no Brasil durante o período analisado. Foram 13 mortes no total. Em relação ao Nordeste, apenas o Piauí, com 12 mortes, tem número menor.

Desde 2015, o Maranhão tem reforçado os investimentos em Segurança Pública. Com mais de 3 mil novas nomeações, o Estado tem hoje mais de 12 ml policiais, um recorde. Também já foram entregues 730 viaturas para aparelhar as forças de segurança.

COMENTÁRIOS