Offline
MENU
Deputado maranhense Edson Araújo é alvo de operação da Polícia Federal que investiga fraudes no INSS
Por Henrique Sampaio
Publicado em 13/11/2025 08:56
Locais

O deputado estadual Edson Araújo (PSB-MA) é um dos alvos da Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (13), para apurar um esquema de fraudes em benefícios previdenciários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ação acontece de forma simultânea em 15 estados — entre eles o Maranhão — e no Distrito Federal.

De acordo com as primeiras informações, o parlamentar maranhense teria sido incluído nas investigações por inserção de dados falsos no sistema do INSS. A operação mira servidores públicos, advogados, intermediários e beneficiários suspeitos de participar de um esquema que pode ter causado prejuízos milionários aos cofres públicos.

Ao todo, estão sendo cumpridos 63 mandados judiciais, entre buscas, apreensões e prisões, expedidos pela Justiça Federal. Até o momento, não há confirmação de prisão de Edson Araújo, diferentemente do que ocorreu com o ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, também investigado. Stefanutto é suspeito de ter permitido os desvios durante sua gestão, iniciada em julho de 2023, no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A defesa do ex-presidente ainda não se manifestou.

Denúncia de ameaça

O nome de Edson Araújo já havia ganhado destaque recentemente após uma denúncia de ameaça feita pelo deputado federal Duarte Júnior (PSB-MA). Segundo Duarte, o colega de partido teria o ameaçado por meio de mensagens, após ele citar, em pronunciamento, o envio de recursos da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura a Edson Araújo e a assessores dele na Assembleia Legislativa do Maranhão.

A denúncia levou Duarte Júnior a registrar boletim de ocorrência na Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados, que abriu investigação. O parlamentar também solicitou escolta de segurança para si e para seus familiares, com o apoio do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Convocação na CPMI do INSS

Ainda nesta quinta-feira (13), está prevista a votação de requerimentos na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, que pedem a convocação de Edson Araújo para prestar depoimento. O vice-presidente da comissão é justamente Duarte Júnior, o autor da denúncia contra o deputado estadual maranhense.

A Operação Sem Desconto segue em andamento, e a Polícia Federal ainda deve divulgar um balanço oficial com os nomes dos investigados, os locais das buscas e os resultados das apreensões.

 

O caso coloca novamente o INSS no centro de um escândalo nacional, expondo suspeitas de corrupção e fraudes estruturadas dentro do sistema previdenciário brasileiro.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!