Sábado (15/09) é o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica, para cães e gatos. A Prefeitura Municipal, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde e o Ministério da Saúde, realiza mais uma ação de imunização e prevenção contra a Raiva Animal.
A Campanha tem por objetivo estabelecer uma barreira imunológica capaz de interromper a transmissão do vírus da raiva na população canina e felina.
Para o desenvolvimento da campanha, a Prefeitura vai contar com 10 postos de vacinação distribuídos por toda a cidade:
POSTO 1 - IPEM (AO LADO DO HOSPITAL REGIONAL)
POSTO 2 - PRAÇA SÃO JOÃO
POSTO 3 - MERCADO PÚBLICO
POSTO 4 - RODOVIÁRIA
POSTO 5 - SÃO SEBASTIÃO (PRÓXIMO DA IGREJA)
POSTO 6 - ESCOLA PADRE SANTIAGO (B. SANTIAGO)
POSTO 7 - SÃO RAIMUNDO (RES. DNA MARGARIDA ACS)
POSTO 8 - SÃO FRANCISCO (PRÓXIMO A IGREJA)
POSTO 9 - OLARIA - (PRÓXIMO A UNIDADE DE SAÚDE)
POSTO 10 - QUATRO BOCAS - (PRÓXIMO DO BAR DO P. RONCA)
Doença
A raiva é uma doença que acomete mamíferos, e que pode ser transmitida aos homens, portanto, é uma zoonose. A transmissão da raiva se dá pela saliva do animal contaminado pelo vírus da raiva, através de lesão da pele do novo hospedeiro. Este vírus pode inoculado por arranhadura, mordida ou lambida do animal doente. Característica da própria doença é o aumento da agressividade do doente, o que facilita o ataque do doente a um novo animal ou ao homem.
É uma doença terrível, que pode levar a óbito se não atendida a tempo, sendo a melhor forma de se proteger contra a doença é vacinando os animais. Além da imunização, outras dicas de prevenção da doença são: evitar deixar o animal solto nas ruas; ao passear com seu bicho de estimação, leve-o sempre na coleira; nunca separe briga de animais; cuidados ao pegar bichos machucados; não alimente e evite contato com animais desconhecidos.
Por Henrique Sampaio