Offline
Ex Secretaria de Educação, professora Maria Doraci quebra o Silêncio e mostra indignação de como está sendo tratado seus feitos quando diretora da Escola Eurico Santos
12/09/2017 22:08 em Locais

 

 A Professora Maria Doraci,que exerceu por alguns messes o cargo de secretaria Municipal de Educação,  usou as redes socias e mostrou indignação para com os últimos acontecimentos envolvendo sua passagem pela direção da Escola Municipal Eurico Santos. 

Doraci,Alega que a atual gestora da Escola , tenta a todo custo apagar as obras e realizações que ela desenvolveu nos anos que esteve à frente da Escola como Diretora, a qual buscou alavancar a educação daquela localidade.

Com a parceria do falecido vereador João Evangelista, a professora Doraci convocou os pais de alunos e comunidade em geral para formar um só corpo e tornar essa escola , referência na educação Municipal. 

O sucesso ficou tão evidente que a professora foi reconhecida e convidada pelo então Prefeito Waldênio para exercer o maior cargo na Educação de São João dos Patos. 

Como secretaria de Educação, Maria Doraci procurou fazer uma gestão participativa e voltada para o crescimento da educação ,e trouxe sua experiência como Diretora que transformou uma pequena escola de um bairro longe do centro,em uma referência,a ponto,de ser motivo de disputa por quem queria uma vaga na querida e organizada Eurico santos.

Nas campanhas para as eleições municipais de 2016, o atual secretário de Gabinete José Mário, chegou a falar que iria destruir Doraci.

Porém o que ele não imaginava era que essa professora não tem como ser destruída, pois seus feitos e realizações ficarão marcados na memoria de quem conviveu e convive com sua forma de trabalhar. 

Veja o texto publicado por Maria Doraci,intitulado "Quebrando a Barreira do Silêncio"

Quebrando a Barreira do Silêncio 

No decorrer de um ano estive calada, analisando todos os comentários sobre a minha pessoa. Sempre pedia licença para fazer alguns comentários nas redes sociais, sempre defendi minha profissão com unhas e dentes, sempre respeitando meus colegas de profissão, os políticos do meu Município, enfim tentei guardar só para minha pessoa minhas decepções. Fiquei arrasada quando ouvi em um palanque um político que sempre admirei, chamando a sociedade patoense para destruir minha pessoa, fiquei sem palavras e sem chão, mais o que mais entristeceu minha alma ainda foi ver meus colegas de profissão aplaudindo, mesmo assim guardei todas as minhas magoas só para mim, tinha sempre a preocupação e respeito para com todos. Acompanhei nestes meses indiretas, desrespeitos  com o meu profissionalismo e fiquei calada,acompanhei a angustia dos meus sobrinhos ,sobrinhas Susane e Suellen e em especial minha irmã Marcilene ,só hoje decidir falar um pouco sem  ficar preocupada com ninguém.Na minha trajetória profissional fui:baba,lavadeira de roupa,domestica,balconista,vendedora ambulante,agente administrativa,supervisora de curso superior,professora com muito orgulho,diretora e estive por 9 meses como secretaria de Educação e agora estou de volta para minha sal de aula,sempre com dignidade e respeito.Fico triste em ler depoimento no qual diz: Que uma escola não se faz com festas. Concordo planejamento, pois escola se faz com: Proposta política pedagógica, proposta curricular, com regimentos, planejamentos e sobre tudo com respeito aos professores e os demais funcionários da educação, educação se faz com escola e família/comunidade, fazendo os alunos sentirem respeito e acima de tudo valorizados. FESTAS inseridas na escola é uma maneira de divulgar a cultura brasileira. Vivemos em um país rico em diversidade cultural. Segundo ás leis brasileiras tudo isso faz parte da nossa cultura, enfim tudo isso se refere ao nosso país. Educação se faz com avanços no IDEB,com projetos bem trabalhado,quando os seus alunos são capazes de ler um livro e interpretar um livro,em fazer um filme,quando os alunos são capazes de pesquisarem sua história e escrever -lá,de escrever um livro,quando são capazes de dramatizar uma história em praça pública,educação.Ufa!Educação se faz quando  são referência em outras escolas,,quando seus alunos se formam em cursos superiores,quando se destacam na comunicação,quando você olha e ver uma comunidade valorizando seu trabalho, quando você   recebe um grupo de gestores para colher informações sobre um determinado trabalho executado na escola que você trabalha para se trabalhado em outra cidade como referencia.

Tudo que foi citado eu tenho arquivado durante o período trabalhado quando estive na direção da Escola Municipal Eurico Santos. Nunca fiz um trabalho sem projeto elaborado. Uma educação se faz quando você monta uma escola infantil, mobiliando a mesma sem ajuda de uma prefeitura, quando você organiza uma comunidade pensando no COLETIVO. Hoje não fico preocupada com político nenhum, com ninguém. Só quero deixar um ponto que deverá ser observado por meus colegas de profissão: Na hora que você fica doente só resta você, sua família e o INSS. Não somos Valorizados.

Maria Doraci Pereira de Sousa

Por REAIS Notícias 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!