Offline
Agerp qualifica criadores de ovinos e caprinos em Pastos Bons
01/09/2017 20:04 em Estaduais

Foi realizado nesta sexta-feira, 1º de setembro, pela Agerp com apoio da prefeitura de Pastos Bons, através da secretaria municipal de Agricultura, capacitação para criadores de ovinos e caprinos daquele município. O evento, que aconteceu no povoado Saco do Boi, de propriedade de Bento Duarte, foi ministrado pela médica veterinária da Agerp, Maria Luiza, e contou com a participação de cerca de 30 criadores, que além da teoria também tiveram ensinamentos práticos.

“Foi muito gratificante, porque repassamos conhecimentos básicos, que pra eles são de extrema necessidade, para que possam ter animais com carcaça melhorada, para que possam tratar bem os animais e que tenha um retorno financeiro” disse a médica veterinária Maria Luiza.

Maria Luiza também ressaltou a participação de todos, que procuram tiras todas as dúvidas e disse que está à disposição. “Eles ficaram o tempo toda atentos, perguntaram e tiraram todas suas dúvidas, mostrando o interesse, estamos na Agerp a sempre à disposição”.

Para o criador Bento Duarte o treinamento foi muito importante. “Muito importante para o nossos município, principalmente para nosso povoado, que tem cerca de 12 criadores, e é deficientes de novas técnicas. A gente cria, mas não tem nenhum conhecimento dessa técnicas, criamos a moda antiga”.

Quem também elogiou a incitativa foi o criador Eugênio. “Qualquer conhecimento que venha é de grande importância, por isso a minha avalição é positiva”.

A prefeita de Pastos Bons, Iriane Gonçalo, que vem dando apoio a agricultura familiar, inclusive com a criação da feira do produtor, prestigiou o evento e ressaltou a importância das parcerias.

“Essa integração é importante porque estamos levando conhecimento aos agricultores dessa região de muita riqueza, vejo que o caminho e este, parceria com a Agerp, bancos, a secretaria de Agricultura e principalmente com os agricultores”, afirmou a prefeita Iriane.

Está é a segunda capacitação realizada na regional sobre o manejo de caprinos e ovinos, a primeira aconteceu em São Francisco do Maranhão, e ainda, esse mês acontecerá em Barão de Grajau. Outras capacitações aconteceram, garante o gestor da Agerp em São João dos Patos, Ednaldo Quirino.

“Realizamos mais este evento em parceria com a prefeitura de Pastos Bons, através da secretaria de Agricultura. A gente percebe a forte presença dos criadores, isso enriquece muito, ficamos feliz porque os criadores estão muitos interessados. Já está previsto capacitação dessa mesma natureza, no dia 15 de setembro, em Barão de Grajau e em Paraibano no beneficiamento do caju e hortaliça”, garantiu o gestor Quirino.

Os criadores além da palestra do manejo de ovinos e caprinos, também tiveram uma breve explicação sobre a importância da DAP (Declaração de Aptidão do Produtor) e o PAA (Programa de aquisição de Alimentos) como o agrônomo da Agerp Ivo Marquis Bezerra e sobre a atuação do Banco do Nordeste como os pequenos e médios produtores e criadores, com o gerente da agencia de São João dos Patos, Francisco Borges.

Também estiveram presentes o secretário de Agricultura de Pastos Bons, Antonildo Pereira, a assistente social da Agerp, Maysa, o agrônomo da Agerp, que presta serviço em Pastos Bons, Ygo, o subsecretário de Agricultura de Paraibano Soares (Dugero), o ex-prefeito de Pastos Bons, Elizabete Gonçalo, o técnico da Agerp Henrique Sampaio e o empresário Bia.

Culinária

Enquanto os homens participavam da capacitação as mulheres recebiam orientações da proprietária do Hotel Estrela D’alva, Rosinha, de como prepara uma Buchada de Bode.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!