A Polícia Civil do Maranhão deflagrou uma operação que desarticulou um grupo criminoso responsável por aplicar golpes contra idosos em diferentes regiões do estado.
A ação resultou em oito prisões, sendo seis integrantes diretamente ligados aos golpes e dois suspeitos envolvidos em um caso de extorsão mediante sequestro.
De acordo com a Seccional Sul, responsável pela investigação, o grupo utilizava estratégias de manipulação emocional, como falsos agradecimentos e promessas de recompensas, para conquistar a confiança das vítimas e obter vantagens financeiras.


Uma das vítimas chegou a sofrer um prejuízo superior a R$ 50 mil. Durante a operação, os agentes constataram que três dos presos já usavam tornozeleiras eletrônicas, o que indica reincidência em práticas criminosas.
A Polícia Civil segue com as investigações para identificar outros possíveis envolvidos e reforça o alerta à população, especialmente aos idosos, para que desconfiem de ofertas ou pedidos suspeitos e denunciem casos de golpe às autoridades.