Por Henrique Sampaio
Uma operação conjunta entre a Polícia Militar e a Polícia Civil do Maranhão resultou, na tarde desta quinta-feira (17), na prisão de Sérgio de Jesus de Oliveira Carvalho, um hacker foragido da Justiça Federal, acusado de diversos crimes cibernéticos de alto impacto financeiro.
A ação foi coordenada pela Agência Destacada de Inteligência da PM em Barreirinhas, em parceria com a Polícia Civil de Tutóia e apoio da 2ª Companhia do 2º Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur). Após um trabalho minucioso de monitoramento e troca de informações entre as forças de segurança, os agentes localizaram Sérgio em um imóvel discreto no município de Tutóia, onde ele se escondia na tentativa de escapar da Justiça.


Contra o suspeito, havia mandados de prisão em aberto por crimes como fraude em aposentadorias do INSS, golpe no auxílio-natalidade e desvio de aproximadamente R$ 4 milhões em precatórios do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-SP).
Sérgio responde, ainda, por furto qualificado (Artigo 155 do Código Penal), crime que prevê pena de reclusão de dois a oito anos, além de multa, e por violação de dispositivo informático (Artigo 154-A), com pena de até um ano de detenção.
Considerado altamente habilidoso na manipulação de sistemas digitais e dados públicos, o hacker era monitorado há semanas por agentes da inteligência, que conseguiram rastrear sua movimentação até a cidade litorânea.
Após a prisão, Sérgio foi encaminhado para a delegacia de Tutóia e está à disposição da Justiça. A Polícia Federal será notificada para os procedimentos legais cabíveis.
As autoridades destacaram que a prisão é um importante passo no combate ao crime cibernético e reforçaram a importância da colaboração entre os diversos órgãos de segurança.