A Diocese de Caxias do Maranhão anunciou, por meio de comunicado oficial assinado por Dom Sebastião Lima Duarte, o afastamento do padre Raimundo Luzia Gonzaga de Sousa de todas as atividades religiosas e eclesiásticas. A decisão foi tomada no último sábado, 6 de julho de 2025, após o recebimento de denúncias anônimas que apontam possível desrespeito ao sexto mandamento da Igreja Católica, relacionado à castidade.
O afastamento segue as diretrizes do Código de Direito Canônico (Cân. 1722), que prevê medidas preventivas diante de acusações graves, visando evitar escândalos, proteger testemunhas e assegurar a lisura do processo.
“Estamos procedendo com nosso dever ao recebermos denúncias anônimas sobre o Pe. Raimundo Luzia. Por isso, ele foi afastado cautelarmente do ministério sagrado e de qualquer outro ofício eclesiástico. Também está proibido de celebrar publicamente a Eucaristia ou exercer atos que exijam o poder de ordem sagrada”, diz o comunicado assinado pelo bispo Dom Sebastião.
Ainda segundo o texto, o processo canônico está sendo conduzido sob segredo de justiça e os documentos serão encaminhados nos próximos dias ao Dicastério para a Doutrina da Fé, no Vaticano, que dará continuidade à investigação e decidirá sobre eventuais punições.


Nova equipe pastoral para a paróquia
A paróquia Menino Jesus de Praga, no bairro Parque Alvorada, que era dirigida por Pe. Raimundo Luzia, não ficará desassistida. Para garantir a continuidade da vida pastoral e sacramental da comunidade, o bispo designou o Padre Francielio — que até ontem estava à frente da paróquia em São João dos Patos — como novo responsável pela paróquia. Ele será acompanhado pelo diácono transitório Julian, que atuava na cidade de Parnarama.
Dom Sebastião concluiu o comunicado invocando a fé e a missão da Igreja diante dos desafios:
“Que o Senhor dos senhores e bom pastor das ovelhas nos conduza em seus caminhos de vida e missão, testemunhando nossa fé em Jesus, o Cristo, que soube cuidar de todos e todas.”
O documento oficial foi datado e assinado em Caxias, no dia 9 de julho de 2025.