Offline
Ficco deflagra "Operação Rota Clandestina" com mandados no MA e PA e bloqueio de R$ 60 milhões
Por Henrique Sampaio
Publicado em 02/07/2025 14:27
Locais

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco/MG) deflagrou na manhã desta quarta-feira (2) a “Operação Rota Clandestina”, com ações voltadas ao combate ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro. A ofensiva tem como alvos cidades nos estados do Maranhão (Imperatriz) e Pará (Abel Figueiredo).

A operação cumpre um mandado de prisão temporária, três mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de bens e valores de até R$ 60 milhões. As medidas foram autorizadas pela 1ª Vara da Justiça Federal de Uberaba (MG).

A “Rota Clandestina” é um desdobramento da Operação Rota do Ferro, realizada em dezembro de 2022, que desarticulou uma organização criminosa atuante no tráfico de drogas em Uberaba (MG) e regiões vizinhas. Na ocasião, foram cumpridos 28 mandados de busca e 16 de prisão em diversos estados: Minas Gerais, São Paulo, Maranhão, Pará e Mato Grosso do Sul.

As investigações recentes apontam que um dos membros da quadrilha, apontado como o principal operador financeiro do grupo, usava familiares como laranjas para movimentar recursos oriundos do tráfico, dissimulando a origem ilícita dos valores.

A Ficco/MG é coordenada pela Polícia Federal e composta pela Polícia Militar, Polícia Penal e Polícia Civil de Minas Gerais, atuando de forma integrada e descentralizada no enfrentamento ao crime organizado em todo o estado, com cooperação entre forças estaduais e federais.

 

A operação segue em andamento, e mais detalhes podem ser divulgados ao longo do dia.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!