Aumento do combustível: parece pouco mas não é veja como economizar
22/07/2017 09:40 em Nacionais

Neste cenário, é preciso considerar formas de economizar no combustível, segundo o especialista; confira as dicas.

Economizar combustível é sempre bem-vindo. A indústria automotiva evolui, lançando carros cada vez mais econômicos. O motorista, contudo, também pode fazer sua parte para que seu veículo renda melhor. Especialistas recomendam uma série de práticas para garantir menor consumo de combustível.

Dirigir de maneira correta, observando a troca de marchas no tempo certo, substituir os filtros quando necessário, verificar o sistema de injeção e calibrar os pneus são algumas das recomendações. Segundo Daniel Lovizaro, gerente de um departamento da Bosch, a sonda lambda, em boas condições, pode gerar uma economia de até 15% no consumo de combustível, além de proporcionar mais potência ao motor. “Ela pertence ao sistema de injeção eletrônica e emite sinais que são utilizados pela unidade de comando para determinar o volume exato de injeção de combustível necessária. Quando a peça apresenta problemas, pode haver uma injeção de combustível maior do que o necessária, gerando consumo excessivo”, argumenta o especialista.

No entanto, quando o veículo apresenta condições de manutenção favoráveis e é abastecido com combustível de qualidade, sua durabilidade é bem maior. Para garantir seu bom funcionamento, o ideal é fazer uma revisão a cada 30 mil quilômetros, com equipamentos de teste apropriados.

Poucos motoristas sabem, mas a calibragem dos pneus influencia no consumo de combustível. Lovizaro explica que rodar com o pneu murcho reduz sua vida útil e faz com que aumente o atrito com o piso, ou seja, o carro precisa de mais potência para rodar. E, consequentemente, exige mais força do motor. Dessa forma, o consumo de combustível acaba sendo até 10% maior que o comum, segundo Lovizaro. Por isso, o ideal é checar a calibração dos pneus ao menos uma vez a cada duas semanas.

Qualidade do ar

O ar-condicionado também é outro agente que influencia no consumo de combustível em até 5%. A recomendação é observar o filtro de cabine, já que o excesso de sujeira dificulta a entrada de ar. E, por isso, força mais o motor. Sem contar que ele é responsável pela filtragem e purificação do ar no interior do veículo, pois absorve as substâncias nocivas presentes no ambiente, principalmente em áreas com trânsito intenso.

Proteção à saúde

Assim, o filtro de cabine deve estar em boas condições para que o sistema funcione com eficiência, evitando maus odores. E, principalmente, protegendo a saúde dos ocupantes dos veículos contra a poluição do ar.

Além da troca do componente, todo o sistema precisa estar em ordem, ou seja, é necessário também reciclar o gás refrigerante para que a temperatura fique agradável sem a necessidade de ligar o aparelho no máximo, o que exigirá mais do motor.

Estar atento a esses fatores é fundamental para diminuir as idas ao posto e também evitar surpresas desagradáveis no usufruto do automóvel.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!