O governador Carlos Brandão realizou mudanças no comando da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (AGERP). O engenheiro agrônomo Sandro Montenegro foi exonerado da presidência do órgão e, em seu lugar, assume a ex-prefeita de Santa Luzia, França do Macaquinho.
A troca de comando chamou atenção pelo momento em que ocorreu: a exoneração de Sandro foi publicada no Diário Oficial enquanto ele participava de uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Maranhão, em homenagem às mulheres, representando a AGERP como secretário. Seu último ato oficial como presidente da agência foi durante o evento Agrobalsas, um dos maiores do setor no estado.
Apesar da saída da presidência, Sandro Montenegro continuará na AGERP. Ele foi nomeado para a Diretoria de Assistência Técnica e Extensão Rural, mantendo vínculo com a gestão da agricultura familiar no estado.


A nova presidente da AGERP, França do Macaquinho, é esposa do deputado estadual Júnior França (Republicanos). Com forte atuação política na região do Médio Mearim, ela já ocupou o cargo de prefeita de Santa Luzia. Nas eleições de 2024, tentou eleger o sobrinho, Wellington França, como sucessor no comando do município, mas ele foi derrotado pelo ex-prefeito Juscelino Marreca.
A nomeação de França reforça a presença de aliados do grupo político de Júnior França na estrutura do governo estadual e movimenta os bastidores políticos a pouco mais de um ano das eleições municipais de 2026.
Com informações de clodoaldocorrea.com.br/