O ex-deputado estadual Leal Júnior faleceu na noite desta quinta-feira (27), aos 75 anos, em Teresina. Ele estava internado há cerca de oito dias em um hospital particular da capital e sofreu um infarto.
Segundo familiares, aos 69 anos, Leal Júnior passou por um transplante de fígado e, desde então, enfrentava algumas comorbidades.
Formado em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Leal Júnior atuou como assessor jurídico da instituição e chefiou o departamento administrativo de diversos órgãos, incluindo a Secretaria de Justiça e Segurança Pública, a Companhia de Desenvolvimento Rodoviário do Piauí (CODERPI) e a Companhia de Habitação do Piauí (COHAB).
No meio esportivo, foi presidente do Jockey Clube de Teresina e da Fundação de Assistência Geral aos Desportos do Estado do Piauí (FAGEPI). Também atuou como juiz do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação de Futebol do Piauí e presidiu o Esporte Clube Flamengo.

Na política, Leal Júnior foi membro da ARENA e do PDS. Durante o primeiro governo de Hugo Napoleão, assumiu a Secretaria de Comunicação Social e a presidência da Companhia de Desenvolvimento do Piauí (COMDEPI). Posteriormente, com Hugo Napoleão no Ministério da Educação, por indicação do então presidente José Sarney, ocupou os cargos de chefe de gabinete e secretário particular da pasta. Voltou à Secretaria de Comunicação Social no governo Freitas Neto.
Eleito deputado estadual pelo PFL em 1994, 1998 e 2002, Leal Júnior teve uma atuação marcante no parlamento estadual. Também ocupou o cargo de Secretário de Governo durante a segunda gestão de Hugo Napoleão no Palácio de Karnak.
Em 1996, foi candidato a prefeito de Teresina, mas não avançou para o segundo turno. Já em 2006, foi eleito suplente de deputado estadual pelo DEM e exerceu o mandato durante a legislatura subsequente. Também chegou a se candidatar à prefeitura de Uruçuí, mas não foi eleito.
O velório será realizado nesta sexta-feira (28), a partir das 10h, na residência do ex-deputado. A missa ocorrerá às 15h, seguida do sepultamento no Cemitério da Ressurreição.
VIA CIDADE VERDE