Na manhã da última quinta-feira(16), a Polícia Civil do Maranhão deflagrou uma ação policial intitulada de “Operação Compra Segura”, com a missão de cumprir mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva contra integrantes de um grupo criminoso investigados pela prática dos crimes de estelionato, na modalidade fraude eletrônica, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
De acordo com a Delegacia de Polícia de Paço do Lumiar, os crimes consistiam em aplicar golpes através de um conhecido site de vendas eletrônica, como o envio de comprovantes falsos, para subtrair o bem das vítimas, que depois eram vendidos pelos integrantes da associação e que utilizavam contas de terceiros para lavar o dinheiro proveniente do crime.
Segundo o delegado Sidney Oliveira, da Delegacia de Polícia de Paço do Lumiar, várias vítimas procuraram a delegacia para informar prejuízos financeiros causados pelo golpe. No decorrer das investigações, três indivíduos foram identificados como suspeitos de integrarem o esquema criminoso.
Como resultado da operação, as equipes policias cumpriram dois mandados de prisão preventiva contra dois homens, sendo um no bairro do Sacavém, e o outro dentro do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Através do mandados de busca domiciliar foram apreendidos objetos relacionados aos crimes.