Offline
Ponte na BR-316 em Araguanã-MA apresenta rachaduras e pilares quebrados
Locais
Publicado em 15/01/2025
Ela liga os municípios de Zé Doca e Nova Olinda e serve de acesso para o estado do Pará.

Uma ponte localizada na BR-316, no município de Araguanã-MA, a 300 km de São Luís, apresenta rachaduras na parte inferior. Ela liga os municípios de Zé Doca e Nova Olinda. Um morador registrou em vídeo as rachaduras e os pilares parcialmente quebrados.

A ponte também serve de acesso para o estado do Pará e outros municípios maranhenses. Nela, transitam caminhões de carga pesada, caminhonetes, carros de passeio e outros veículos.

“Eu, pelo menos, não confio mais nessa ponte, porque quando passa uma Scania, ela balança todinha e até pedaços de cimento da coluna caem. As vigas dela eram certinhas, tinha muita pedra segurando, hoje está só aquele buraco. Parece que elas estão até entortando e, uma vez, a ponte deu um estalo”, disse Eliel de Oliveira, de 56 anos, morador de Araguanã.

A ponte foi construída há cerca de 60 anos e ainda não passou por nenhuma vistoria ou reforma. Além disso, o Rio Turiaçu passa por debaixo da ponte, o que pode dificultar a preservação dos pilares ao longo do tempo.

Uma outra moradora de Araguanã relatou que quando chegou na cidade em 1967 a ponte já estava sendo construída e se preocupa com o estado atual dela.

“Essa ponte está muito perigosa, está mostrando os ferros, está se abrindo. Agora, ela está arriscando a cair. Quem estava lá perto já escutou um estralo”, relatou Terezinha Fernandes, de 82 anos.

Os moradores da região estão preocupados com a própria segurança. Eliel realizava pesca no Rio Turiaçu, mas, com as condições da ponte oferecendo risco de queda, ele interrompeu o trabalho no local.

lamentou.

“Eu sou pescador, pescava muito ali perto dela, debaixo dela, mas não estou mais pescando. Até tirei meu material de lá porque ela está muito perigosa”,

Em nota, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que será realizada uma nova vistoria na Ponte de Araguanã para avaliar as condições estruturais da estrutura, bem como os aspectos relevantes de sua segurança e funcionalidade.

 

Ainda segundo a nota, após a análise, será emitido um informe detalhado sobre as condições atuais da ponte, abrangendo todos os aspectos técnicos relevantes, que será disponibilizado à população e às autoridades competentes.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!