Offline
Ibama confirma vazamento de 23 mil litros de ácido sulfúrico no Rio Tocantins
Locais
Publicado em 06/01/2025

Foi confirmado pelo Ibama nesta segunda-feira (6) o vazamento de ácido sulfúrico dos tanques submersos após o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek, entre o Maranhão e o Tocantins, no Rio Tocantins.

Embora o volume exato do vazamento ainda não tenha sido mensurado, estima-se que cerca de 23 mil litros de ácido sulfúrico, de um total de 76 toneladas transportadas pelos caminhões, tenham sido liberados no rio. 

Até o final do ano passado, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Maranhão (Sema) havia informado que os tanques estavam intactos no fundo do rio. No entanto, mergulhadores das empresas contratadas para a remoção identificaram indícios de vazamento no início de janeiro, possivelmente causado pela correnteza.

Segundo o Ibama, porém, o material já foi diluído na água e não representaria grandes preocupações ambientais neste momento. Contudo, o órgão ressaltou que a situação só será completamente controlada após a retirada dos tanques, o que pode levar até um mês, dada a complexidade da operação.

A ponte desabou em 22 de dezembro de 2024, causando 14 mortes e deixando três pessoas desaparecidas.  

VIA BLOG MARRAPÁ

Comentários
Comentário enviado com sucesso!