O Santuário de São Francisco, localizado em São João dos Patos se consolidou como o principal atrativo turístico do município. A crescente visitação de fiéis e turistas ao local tem impulsionado o turismo religioso, atraindo pessoas de várias regiões em busca de momentos de fé e contemplação.
Além da importância religiosa, o santuário se destaca pela sua arquitetura imponente e pela tranquilidade do ambiente, proporcionando uma experiência única para os visitantes. Com isso, São João dos Patos começa a se firmar como um destino importante no Maranhão para o turismo religioso.
O monumento foi inaugurado no dia 24 de setembro deste ano com a presença de uma grande quantidade de fiéis, onde foi celebrada uma Santa Missa, presidida pelo pároco local, padre Francileio, que em sua homilia destacou a importância da preservação do novo espaço religioso de onde se pode ter uma vista fantástica da cidade.
O município de São João dos Patos fica localizado a 540 km ao sul de São Luís, capital do estado do Maranhão e faz divisa com o município de Passagem Franca ao norte, com a Represa da Boa Esperança ao sul, com Sucupira do Riachão e Barão de Grajaú a leste, e com Paraibano, Nova Iorque e Pastos Bons a oeste.
Capital do bordado
O município de São João dos Patos também tem nos bordados uma fonte de inspiração de seus moradores. O bordado patoense é o patrimônio cultural de maior relevância do município. A confecção artesanal de bordados é uma atividade difundida entre as mulheres patoenses, transmitida de geração em geração e de grande importância para a economia local.
A qualidade das peças produzidas obtém atenção no cenário estadual e nacional. A influenciadora maranhense Thaynara OG participou do Baile 2023 da renomada Revista Vogue usando um vestido com bordado de artesãs patoenses, como forma de propagar a cultura do bordado maranhense produzida no município.
Em Lei Estadual 11.218, datada de 10 de março de 2020, foi conferido oficialmente ao município o título de Capital Estadual dos Bordados. A cadeia produtiva do bordado no município é fomentada por organizações não-governamentais, como a Associação de Mulheres Agulhas Criativas e a Associação Fios e Formas.
Outros atrativos despertam a curiosidade em São João dos Patos, os balneários no rio Parnaíba (represa de Boa Esperança), como o Pequi, Mandacaru e Limpeza.