Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, mais conhecido como Tiü França, foi identificado como o dono do carro que explodiu nesta terça-feira (13/11) na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Ex-candidato a vereador pelo Partido Liberal (PL) em 2020, na cidade de Rio do Sul (SC), Tiü França não foi eleito, mas voltou aos holofotes com um ato de grande repercussão.
Em mensagens publicadas na internet antes da explosão, Tiü antecipou seu plano e deixou clara a motivação por trás da escolha da data: “Eu não gosto do número 13”. Em prints divulgados por ele próprio, mensagens enviadas para si mesmo pelo WhatsApp detalham a ameaça. Em uma delas, é possível ler: “Vamos jogar??? Polícia Federal, vocês têm 72 horas para des4rmar a bomba que está na casa dos comunistas de merda”.
A ação gerou grande alerta e mobilização das forças de segurança em Brasília. O texto e as mensagens de Tiü França são exemplo da radicalização do discurso político e das ações extremas que têm surgido nos últimos tempos. A sociedade aguarda por atualizações e respostas oficiais sobre as investigações em andamento.