O Flamengo sagrou-se campeão da Copa do Brasil pela quinta vez neste domingo (10), após derrotar novamente o Atlético-MG, desta vez por 1 a 0, na Arena MRV, em Belo Horizonte. O destaque da partida foi o atacante equatoriano Gonzalo Plata, que marcou um golaço aos 37 minutos do segundo tempo. Após lançamento preciso de Bruno Henrique, Plata driblou Saravia com habilidade e concluiu com uma cavadinha certeira, garantindo o título e inscrevendo seu nome na história do clube rubro-negro.
O confronto, que foi a primeira final realizada na moderna arena do Atlético-MG, terminou com o Flamengo consolidando sua superioridade no placar agregado por 4 a 1. Apesar da necessidade de reverter a desvantagem, o Atlético-MG não conseguiu imprimir um ritmo de jogo consistente e esbarrou na sólida defesa do adversário.
Na primeira etapa, as chances de gol foram escassas, com destaque para um cabeceio de Arrascaeta que quase abriu o placar para o Flamengo. Na volta do intervalo, o técnico Gabriel Milito apostou em uma formação mais ofensiva, substituindo o volante Otávio por Alan Kardec, mas as investidas não resultaram em lances claros de perigo.
O Flamengo, por sua vez, aproveitou os espaços deixados pelo time mineiro nos minutos finais e, apesar das chances desperdiçadas por Michael, Gonzalo Plata selou a vitória e o título.
Após o apito final, Gabigol, um dos pilares do ataque rubro-negro, anunciou que deixará o clube e vestirá a camisa do Cruzeiro em 2025, conforme divulgado pelo portal "ge".
As equipes se reencontram na próxima quarta-feira (13), no Maracanã, em jogo válido pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Flamengo ocupa a 5ª posição na tabela, com 58 pontos, enquanto o Atlético-MG, em 11º lugar com 41 pontos, volta suas atenções para a final da Libertadores contra o Botafogo, no próximo dia 30.
Ficha Técnica: ATLÉTICO-MG 0X1 FLAMENGO (1x4 agregado)
Local: Arena MRV, Belo Horizonte (MG)
Gol: Gonzalo Plata (37’/2ºT)
Público: 44.876
Renda: R$ 10.410.129,58
Cartões amarelos: Lyanco, Igor Rabello (ATL); Erick Pulgar, Everton Araújo (FLA)
Cartão vermelho: Saravia (ATL)
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Escalações:
Atlético-MG: Everson; Lyanco (Saravia), Junior Alonso, Battaglia, Guilherme Arana (Rubens); Zaracho (Bernard), Otávio (Alan Kardec), Alan Franco, Gustavo Scarpa (Alisson); Paulinho, Hulk.
Flamengo: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira, Alex Sandro; Pulgar, Everton Araújo, Arrascaeta (Fabrício Bruno); Gerson, Michael (Plata), Gabigol (Bruno Henrique).