Riquelve dos Santos Carvalhos, filho do patoense Mundô, 9 anos de idade, natural de São João dos Patos, cidade distante a 587 km da capital do Maranhão, conquistou a medalha de ouro na categoria kids 36 kg, no Campeonato Brasileiro de Kungfu Wushu. O evento, considerado o principal torneio de artes marciais da América do Sul, foi organizado pela Confederação Brasileira de Kungfu Wushu, em Brasília-DF, no período de 31 de outubro a 03 de novembro de 2024.
Único representante maranhense na competição nacional, Riquelve não tomou conhecimento de seu adversário na final, atuando de forma dominante no tatame de Brasília-DF, e venceu os dois rounds ficando com o título de campeão.
Considerado a maior promessa da modalidade no Maranhão, Riquelve já retornou aos treinos focado no Maranhense, Brasileiro de 2025 e Seleção Brasileira.
Carreira Vitoriosa
O maranhense Riquelve começou a praticar Kungfu aos 3 anos de idade no projeto social Wushu Shada Vida Com Arte, na cidade de São João dos Patos. Com uma carreira promissora, conciliando treinos e estudos, o atleta vem sendo bicampeão maranhense (2022/2023), campeão piauiense (2023) e campeão brasileiro (2024).
Seleção Brasileira
Com a experiência adquirida no Campeonato Brasileiro deste ano, a expectativa do seu pai, treinador e presidente da Federação Maranhense de Kungfu Wushu, Raimundo Carvalho Bezerra é que ele faça uma excelente temporada em 2025 e que seja convocado para seleção brasileira. “Estamos confiantes no potencial do Riquelve e vamos focar na sua convocação para a Seleção Brasileira em 2025. Para isso acontecer é necessário que ele faça um excelente estadual, ser classificado para seleção local e ir para o Campeonato Brasileiro, o que lhe condiciona a ser convocado,” disse o técnico Raimundo Carvalho.
Por Jonny Figueiredo