Hoje é o último dia para os eleitores regularizarem o e-Título, aplicativo essencial para quem deseja votar de maneira mais ágil e prática nas eleições. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até o fim do mês passado, mais da metade das pessoas que haviam baixado o aplicativo estavam com as contas desativadas, o que pode impedir o uso durante a votação.
Para garantir que o e-Título funcione no dia da eleição, o TSE alerta que ele deve estar atualizado. Eleitores com pendências ou contas inativas precisam regularizar a situação até o fim do dia de hoje.
Além de evitar filas nas seções eleitorais e facilitar o acesso a informações como o local de votação, o aplicativo também permite a justificativa de ausência e a emissão de certidões de quitação eleitoral.
Alta demanda pode causar filas virtuais
O TSE recomenda que os eleitores baixem ou atualizem o e-Título o quanto antes, já que a alta demanda, característica nos últimos dias antes da votação, pode causar instabilidade no sistema e gerar filas virtuais. Para evitar problemas de última hora, a orientação é realizar o processo o mais cedo possível.
Se você ainda não regularizou seu e-Título, este é o momento. O prazo se encerra hoje, e a próxima oportunidade para ajustes será apenas depois do pleito.