Pérola Valentina, uma menina de 8 anos que estava desaparecida desde que foi buscada pelo pai em um reforço escolar em São Luís, foi encontrada neste sábado (24) em Pastos Bons, município do interior do Maranhão. A menina e o pai foram localizados enquanto almoçavam em um restaurante de um posto de combustível na cidade.
O caso chamou a atenção das autoridades e da comunidade após o pai da criança buscá-la fora do horário estabelecido para a saída e sem a permissão da mãe, que possui a guarda legal da menina. Segundo relatos, o homem não atendeu as ligações da mãe e não informou seu paradeiro, o que levou ao registro de um boletim de ocorrência e ao início das buscas.
Publicidade:
De acordo com testemunhas, o pai de Pérola Valentina aparentava estar nervoso enquanto almoçava no restaurante. Eles foram reconhecidos por pessoas que estavam no local, que imediatamente acionaram a polícia. O destino deles seria a cidade de Balsas, também no interior do Maranhão.
A mãe da menina, visivelmente abalada, relatou que o pai não tem a guarda da filha e que ela não autorizou a retirada da criança do reforço escolar. "Ele levou a minha filha sem permissão e fora do horário. Não atendia minhas ligações e eu fiquei desesperada. Só queria saber onde ela estava e se estava bem", disse a mãe.
A informação sobre a localização de Pérola Valentina foi divulgada pelo blogueiro Quirino Neto, que acompanhava o caso desde o desaparecimento. Segundo o blogueiro, a rápida mobilização das pessoas que reconheceram o pai e a filha foi crucial para que as autoridades agissem rapidamente.
Após serem localizados, o pai foi levado para a delegacia de Pastos Bons para prestar esclarecimentos, enquanto Pérola Valentina foi entregue à mãe, que se deslocou imediatamente para a cidade após receber a notícia.
O caso ainda está sendo investigado pelas autoridades para entender as motivações do pai e assegurar que todas as medidas legais sejam tomadas para proteger a integridade da criança.