Na manhã desta quarta-feira, 14 de agosto, a Polícia Federal deflagrou a Operação 18 Minutos, uma ação de grande porte para desarticular uma organização criminosa suspeita de envolvimento em crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA).
A operação, autorizada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), mobilizou agentes federais em três estados: Maranhão, Pará e Rio de Janeiro. Ao todo, 55 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, além de outras medidas cautelares como o afastamento de servidores públicos de seus cargos, o sequestro e a indisponibilidade de bens, e a imposição de monitoramento eletrônico para alguns dos investigados.
PUBLICIDADE:
As investigações apontam que a organização criminosa atuava manipulando processos no TJ-MA com o objetivo de obter vantagens financeiras. Os crimes sob apuração incluem formação de organização criminosa, corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
A operação levanta um alerta para a necessidade de maior controle e transparência no sistema judiciário do estado, visando combater esquemas que minam a confiança pública nas instituições.
Até o momento, a Polícia Federal segue realizando diligências para aprofundar as investigações e identificar todos os envolvidos no esquema, buscando o desmantelamento completo da organização criminosa.