Nos dias 1º e 2 de agosto, o governo do Estado do Maranhão, através da Unidade Regional de Educação, promoveu o 2° Ciclo Formativo Estadual Regionalizado, um evento de grande relevância para a educação do estado. O encontro, que ocorreu no CEM Josélia Almeida Ramos em São João dos Patos, reuniu professores, diretores e secretários municipais de Educação para discutir práticas pedagógicas e articular estratégias com as redes municipais de ensino.
O principal objetivo do ciclo foi fomentar o diálogo sobre as práticas pedagógicas, focando na superação dos desafios educacionais nas áreas de Educação Infantil, Alfabetização e Recomposição de Aprendizagem. As discussões visaram fortalecer as estratégias educacionais e aprimorar a qualidade do ensino nas escolas municipais.
Durante o evento, foi realizado um foro específico para os secretários municipais de Educação da região. Essa agenda técnica proporcionou um espaço para a troca de experiências e o desenvolvimento de novas metas e estratégias educacionais.
O encerramento do ciclo contou com a presença do secretário de Estado da Educação e vice-governador Felipe Camarão, do prefeito de São João dos Patos, Dr. Alexandre Magno, e da gestora regional Geralda Alves da Costa, que avaliou o evento como um sucesso e agradeceu a participação de todos. Raimundo Neto, diretor de Educação da URE, destacou que a missão foi cumprida.
Felipe Camarão anunciou as unidades escolares contempladas com o Prêmio Escola Digna e as cidades laureadas com o Selo Prefeito da Educação na regionais. Os prefeitos das quinze cidades que integram a URE foram agraciados com o Selo Prefeito da Educação. Entre elas, Barão de Grajau, Buriti Bravo, Mirador, Nova Iorque e Sucupira do Riachão receberam selo de prata. Outras dez escolas foram premiadas com selo de ouro: Colinas, Jatobá, Lagoa do Mato, Paraibano, Pastos Bons, São Domingo do Azeitão, Passagem Franca, Sucupira do Norte, Benedito Leite e São João dos Patos.
PUBLICIDADE:
Na regional, duas escolas estaduais, a Unidade Integrada Humberto de Campos em Sucupira do Riachão e Temístocles Carneiro Teixeira de Pastos Bons, receberam o Prêmio Escola Digna e serão beneficiadas com R$ 40 mil para ações educativas.
Além das discussões e formações, o evento também incluiu plenárias e mesas temáticas. Entre os temas abordados, destacaram-se estratégias metodológicas de ensino e aprendizagem de leitura e matemática, práticas de intervenção e outros assuntos relevantes para o aprimoramento do ensino.
O 2° Ciclo Formativo Estadual Regionalizado demonstrou o compromisso do governo do Maranhão em promover a melhoria contínua da educação, oferecendo oportunidades de formação e desenvolvimento para os educadores e gestores municipais, visando sempre a excelência no ensino para todas as crianças e jovens do estado.