O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão concluiu hoje, terça-feira (9), o julgamento da Ação da Investigação Judicial Eleitoral (Aije) por fraude à conta de gênero contra o Partido Social Cristão (PSC). Por uma margem de 5 a 2, confirmou a cassação de todos os votos da chapa do partido nas eleições de 2022. Como resultado, os deputados estaduais Fernando Braide e Wellington do Curso também tiveram seus mandatos cassados.
Apesar de estarem atualmente em diferentes partidos – PSD e Novo, respectivamente – Braide e Curso são afetados pela decisão por terem sido eleitos pelo partido acusado na ação.
A fraude foi identificada em relação a duas candidatas consideradas "laranjas": Claudia Guilhermina e Vitória Gabriela.
A maioria pela cassação da chapa do PSC já estava formada na semana passada, quando um pedido de vista adiou a apreciação do caso no momento em que a votação já estava 4 a 1.
Nesta terça-feira, o juiz eleitoral Tarcísio Araújo apresentou voto vista pela improcedência da ação, nos termos do voto do relator, desembargador José Gonçalo Filho. No entanto, o juiz eleitoral Rodrigo Maia votou pela cassação.