Offline
Três cidades do Médio Sertão participam do Dia D do Programa de Aquisição de Alimentos
30/05/2017 16:13 em Locais

Garantir a comercialização dos produtos da agricultura familiar é um dos principais compromissos assumidos pelo Governo do Estado para geração de renda dos pequenos produtores rurais do Maranhão. Além de dar apoio aos agricultores com assistência técnica, o Governo do Estado está ampliando os espaços de comercialização.

Com o objetivo de fortalecer a comercialização, o Governo do Estado, por meio do Sistema da Agricultura Familiar, realizou, nesta segunda-feira, (29), em quinze municípios, o “Dia D do Programa de Aquisição de Alimentos”, um dos principais canais de aquisição direta de alimentos produzidos pelos trabalhadores rurais com dispensa de licitação. Na região o evento aconteceu em Mirador, Passagem Franca e São Francisco do Maranhão.

O Governo do Estado está destinando recursos no valor de R$ 3,2 milhões contemplando 44 municípios maranhenses e beneficiando mais de 900 agricultores em todo o Maranhão.

A ação do “Dia D” mobilizou diversos agricultores, como seu Raimundo Alves Pereira, de Passagem Franca. Ele comercializou alguns alimentos produzidos em sua área e disse da felicidade de participar do programa. “É um incentivo muito bom do governo, estou feliz em vender meus legumes para o programa”.

No “Dia D” nos municípios de Passagem Franca e Mirador, a secretaria de Estado da Agricultura Familiar, SAF, foi representada pela Olga Brandão, que destacou o compromisso do governador Flavio Dino com a agricultura familiar. “O Governo Flávio Dino tem interesse no crescimento da agricultura familiar, inclusive criou a secretaria para cuidar do setor. Recentemente foi realizado na região, na cidade de Paraibano, a Agritec, feira dedicada com exclusividade para a agricultura familiar”.

Segundo o gestor da Agerp, Ednaldo Quirino, o Governo do Estado, através da SAF, vem incentivando a produção, mas a comercialização ainda é a grande dificuldade e o PAA traz esta possiblidade do agricultor vender seus produtos. “Nosso técnicos estão à disposição dos agricultores para a assistência técnica, aqui em Passagem Franca temos dois técnicos a disposição de vocês”, finalizou Ednaldo Quirino.

Os municípios participantes do Dia D do PAA foram Peritoró, Lagoa Grande do Maranhão, Lago dos Rodrigues, Mirador, Passagem Franca, Pedro do Rosário, Presidente Sarney, Duque Bacelar, Santo Antônio dos Lopes, Santa Filomena do Maranhão, Araioses, São Francisco do Maranhão, Timon, Cajari e Milagres do Maranhão.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!