Os jovens brasileiros entre 16 e 18 anos que aspiram exercer seu direito democrático nas eleições municipais deste ano têm até o dia 8 de maio para tirar o título eleitoral. Este documento é fundamental para que os cidadãos possam votar e participar ativamente do processo eleitoral, escolhendo os representantes que ocuparão os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nos municípios pelos próximos quatro anos.
A Justiça Eleitoral, ciente da importância da participação dos jovens na construção da democracia, promoveu a Semana do Jovem Eleitor 2024 entre os dias 18 e 22 de março. Durante esse período, foram realizadas diversas ações e campanhas para incentivar os jovens a se engajarem no processo eleitoral. Uma dessas iniciativas foi a campanha lançada nas redes sociais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o tema "Participe do Festival Primeiro Voto com a Justiça Eleitoral – A sua voz vai fazer história".
Além disso, a Justiça Eleitoral está desenvolvendo ações especiais em escolas, com o intuito de alcançar e conscientizar o público jovem sobre a importância do voto e do papel que cada cidadão desempenha na sociedade.
Com a proximidade das eleições municipais, é fundamental que os jovens estejam conscientes da relevância de sua participação ativa no processo democrático. O voto é a principal ferramenta de transformação social e política, e é por meio dele que os cidadãos têm a oportunidade de contribuir para a construção de um futuro melhor para suas comunidades e para o país como um todo.
Portanto, se você tem entre 16 e 18 anos, não deixe para a última hora. Procure o cartório eleitoral mais próximo e garanta o seu título eleitoral até o dia 8 de maio. Sua voz é importante e seu voto faz a diferença. Participar das eleições municipais de 2024 é um direito e um dever de todo cidadão consciente.