O relógio está correndo para os políticos que planejam mudar de partido antes das eleições municipais de outubro. Com apenas três dias restantes, a janela partidária encerra nesta sexta-feira (5/4), após ter iniciado em 7 de março.
De acordo com a Lei dos Partidos Políticos, apenas vereadores que buscam reeleição ou pretendem concorrer ao cargo de prefeito podem realizar a mudança dentro desse prazo. Porém, a filiação partidária para as eleições de 2024 também está em pauta, exigindo que os interessados ajam até 6 de abril.
A legislação, estabelecida pela reforma eleitoral de 2015, permite a troca de partido sem perda de mandato apenas para os políticos no último ano de seus mandatos proporcionais. Este ano, somente os vereadores estão nessa situação, tornando-os elegíveis para a janela partidária.
Para aqueles que desejam mudar de legenda fora desse período, são necessárias justificativas como desvio do programa partidário ou discriminação pessoal grave. Caso contrário, a perda do mandato é uma possibilidade real.
Com o prazo se esgotando, a movimentação nos bastidores políticos é intensa enquanto os vereadores decidem seus próximos passos dentro do cenário eleitoral.