Faltando aproximadamente um mês para o encerramento do prazo de regularização ou emissão de título eleitoral, a cidade de Imperatriz aguarda ansiosamente a possibilidade de realizar uma eleição em dois turnos pela primeira vez em sua história.
Segundo dados recentes do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), divulgados em abril, ainda há 5.849 eleitores pendentes de regularização, o que eleva o número total de eleitores para 200 mil, potencialmente viabilizando a realização de dois turnos nas eleições de 2024.
No entanto, alcançar esse objetivo parece cada vez mais desafiador. Em fevereiro, aproximadamente 7.500 eleitores estavam pendentes, e em março, menos de 2 mil se regularizaram. Com o prazo se aproximando, Imperatriz precisaria praticamente triplicar o número de eleitores regularizados em março nos próximos 30 dias para viabilizar os dois turnos.
Caso a meta seja atingida, Imperatriz se tornará a 97ª cidade brasileira a adotar o segundo turno e o segundo município do Maranhão a realizar essa modalidade de eleição para prefeito, governador e presidente.
No entanto, a perspectiva de um segundo turno em Imperatriz parece cada vez mais distante para as eleições deste ano, deixando essa possibilidade para o pleito de 2026.