Offline
Projeto de Inclusão Digital Docente capacita professores da rede municipal em São João dos Patos
21/03/2024 15:33 em Locais

Em meio a um mundo em constante digitalização, a inclusão digital se estabelece como uma necessidade imperativa, principalmente no âmbito educacional. Consciente dessa urgência, o Instituto Federal do Maranhão - Campus São João dos Patos, por meio do Grupo de Pesquisas em Tecnologias Digitais no Ensino (GPTeDE), lançou o ambicioso projeto de Extensão de Formação de Professores na perspectiva da Inclusão Digital Docente.

Este curso, fruto de uma colaboração com a Prefeitura de São João dos Patos, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, no âmbito do Projeto SEMEDTEC, visa capacitar educadores para enfrentarem os desafios do ensino contemporâneo.

O GPTeDE emerge como uma iniciativa visionária no contexto educacional, buscando explorar e maximizar o potencial das tecnologias digitais para promover uma educação mais eficaz, inclusiva e inovadora. Com uma equipe multidisciplinar de pesquisadores apaixonados pela transformação educacional, o grupo está na vanguarda do desenvolvimento e aplicação de tecnologias digitais para melhorar a prática pedagógica e o aprendizado dos alunos.

O projeto SEMEDTEC, por sua vez, representa uma iniciativa inovadora da Secretaria de Educação do Município de São João dos Patos, que busca qualificar os profissionais da educação por meio do uso estratégico e eficiente de tecnologias. O objetivo central é capacitar os docentes para que possam integrar ferramentas digitais de forma significativa em suas práticas pedagógicas, promovendo uma educação mais dinâmica, inclusiva e alinhada com as demandas do século XXI.

As atividades do curso tiveram início no espaço do SEMEDTEC em 18 de março e serão divididas em 4 módulos, ocorrendo de março a julho deste ano. Os docentes participantes terão a oportunidade de explorar diversas ferramentas gratuitas para a informatização dos processos educativos, incluindo Google Meet, Agenda, Drive, Classroom, Forms, Sites, entre outros, além de ferramentas digitais de Inteligência Artificial. Sob a coordenação dos Professores Renato Noleto e João Jardel Alves, o projeto piloto terá duração de 60 horas.

Ao término do curso, espera-se que os professores estejam mais preparados para enfrentar os desafios do ensino no século XXI. Eles serão capazes de criar ambientes de aprendizagem inclusivos, estimulantes e alinhados com as demandas da sociedade digital, contribuindo assim para uma educação de qualidade e acessível a todos.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!