A Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Maranhão alcançou um marco notável em sua história, com a maior apreensão de 'skunk' já registrada pelo órgão no estado. A operação ocorreu durante a noite de ontem (06) enquanto uma equipe da PRF estava realizando uma fiscalização no quilômetro 205 da BR-226, no município de Presidente Dutra. Nesta operação, foram apreendidos um total de 166 quilos de skunk.
Durante a fiscalização, os policiais observaram uma picape Fiat Strada de cor cinza que não estava de acordo com as normas de trânsito devido à falta da placa de identificação dianteira. Ao abordar o veículo, a equipe da PRF notou um forte odor de substância entorpecente, aparentemente vindo do compartimento de carga. Suspeitando de atividades ilegais, os policiais solicitaram que os ocupantes do veículo desembarcassem e apresentassem seus documentos de identificação.
Durante uma breve entrevista com os ocupantes, eles deram informações contraditórias sobre o motivo da viagem e o percurso que estavam fazendo. Essas contradições, combinadas com o forte cheiro de entorpecentes, levaram os policiais a decidirem realizar uma busca detalhada no veículo.
Durante a busca, a equipe da PRF encontrou uma grande quantidade de tabletes escondidos dentro de um equipamento de climatização de ar que estava sendo transportado. Após uma verificação mais cuidadosa, ficou evidente que os tabletes continham uma substância entorpecente com características semelhantes à maconha, conhecida como "skunk" devido à sua alta concentração de THC (tetra-hidrocanabinol).
A droga estava oculta em meio a plásticos escuros e papelões, aparentemente com o intuito de evitar uma detecção visual rápida. Ao todo, 77 tabletes foram apreendidos, pesando um total de 82,200 quilos. O motorista do veículo admitiu ter sido contratado por um indivíduo em um lava-jato na cidade de Teresina, no Piauí, para transportar a droga em troca de dinheiro.
Com base nas evidências obtidas, a situação foi inicialmente caracterizada como tráfico de drogas. O indivíduo foi detido em flagrante e levado para a delegacia da Polícia Civil local, onde serão realizados os procedimentos legais necessários.
Durante uma busca mais detalhada na delegacia, outros 73 tabletes da mesma substância foram encontrados na carroceria do veículo, totalizando 150 unidades, que, após pesagem, somaram 166 quilos de skunk. Essa apreensão resultou na tipificação dos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, de acordo com os artigos 33 e 35 estabelecidos na Lei 11.343/2006.
Esta apreensão representa um grande avanço na luta contra o tráfico de entorpecentes no Maranhão. A PRF mantém seu compromisso de garantir a segurança e a ordem nas estradas, bem como reprimir atividades criminosas nas rodovias federais do estado.