Offline
IFMA estende prazo de inscrições para o PROEJA 2024
Publicado em 07/11/2023 15:38
Estaduais
O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) prorrogou o período de inscrições para o Processo Seletivo dos cursos técnicos de nível médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Agora, os interessados podem realizar suas inscrições de forma gratuita pela internet até a próxima quinta-feira, dia 9 de novembro.
Este processo seletivo oferece um total de 710 vagas distribuídas em 13 cidades do Maranhão. O PROEJA é direcionado a pessoas com 18 anos de idade ou mais que buscam concluir o Ensino Médio e, ao mesmo tempo, obter uma formação técnica.
Os cursos estão disponíveis nos campi de Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Caxias, Codó, Imperatriz, Santa Inês, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís – Centro Histórico, São Luís – Maracanã, São Raimundo das Mangabeiras e Zé Doca. O quadro completo de vagas pode ser consultado nos anexos do edital.
Neste processo seletivo, não haverá prova tradicional. A seleção será baseada na análise de um questionário socioeconômico. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 20 de dezembro, com o período de matrícula dos convocados em primeira chamada ocorrendo de 2 a 12 de janeiro de 2024.
Dentre as opções de cursos técnicos ofertados estão Administração, Agroindústria, Agropecuária, Comércio, Gastronomia, Manutenção e suporte em informática, Redes de computadores, Hospedagem, Panificação, Rede de computadores, Secretaria escolar, Vendas e Vestuário. Para obter informações detalhadas sobre turnos, cidades e unidades que oferecem esses cursos, acesse o site do processo seletivo.
O edital estabelece que metade das vagas em cada curso são reservadas para candidatos que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas, de acordo com a Lei nº 12.711/2012. Dentro desse percentual, 25% das vagas são destinadas a candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita, enquanto a outra metade (25%) é destinada a candidatos de famílias com renda per capita acima desse valor. Em ambos os grupos, uma parte significativa das vagas (76,74%) é reservada para autodeclarados pretos, pardos e indígenas, e 9,1% para pessoas com deficiência.
Os candidatos que desejarem concorrer às vagas reservadas para pretos e pardos deverão confirmar sua autodeclaração étnico-racial durante o processo de inscrição e anexar uma foto de acordo com as especificações do edital. Essa foto será utilizada apenas no procedimento de heteroidentificação, que verifica a condição autodeclarada (pretos e pardos) no momento da inscrição.
No caso dos candidatos que concorrem às vagas reservadas para indígenas, será necessário apresentar na matrícula o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI), se possuírem, ou uma declaração de pertencimento a um grupo indígena, assinada pelo candidato, pelo cacique e por dois representantes da comunidade indígena da qual fazem parte. Também será aceita uma declaração de pertencimento emitida por uma entidade reconhecida das articulações e organizações dos povos indígenas, com a assinatura do candidato e de dois membros da coordenação.
Comentários
Comentário enviado com sucesso!