Offline
Governo propõe concurso unificado em 25/2 para preencher 8 mil vagas
29/08/2023 10:14 em Nacionais
Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos propôs concurso com prova única para preencher 8 mil vagas no serviço público.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) apresentou aos demais órgãos de governo a proposta de realizar um concurso nacional unificado, com prova única, para o preenchimento das cerca de 8 mil vagas abertas no serviço público federal neste ano.

Os órgãos autorizados a realizar concursos públicos poderão aderir ao concurso unificado até o dia 29 de setembro, em caráter voluntário. O edital tem previsão de ser publicado até 20 de dezembro.

A prova única deverá ser realizada na data provável de 25 de fevereiro de 2024, dividida em dois momentos na mesma data:

1º) provas objetivas, com matriz comum a todos os candidatos; e

2º) provas específicas e dissertativas, por blocos temáticos. Os resultados gerais da primeira fase devem ser divulgados até o fim de abril de 2024; o início dos cursos de formação está previsto para o período entre junho e julho do ano que vem.

Confira o cronograma:

até 20 de setembro – ato normativo do Ministério da Gestão criando comitê organizador;
até 29 de setembro – adesão dos Ministérios ao concurso nacional unificado;
até 20 de dezembro – publicação do edital do concurso nacional unificado; e
data indicativa inicial de 25 de fevereiro – realização da prova em dia único.

Concurso unificado
A ideia do modelo de unificação dos concursos públicos foi inspirada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e será levada a outros ministérios para sugestões e críticas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e a Advocacia-Geral da União (AGU) também foram consultados sobre a viabilidade do projeto.

Depois de alguns anos sem realizar novas seleções, o governo federal já lançou 8.360 vagas somente em 2023.

Os salários das vagas anunciadas variam de R$ 6 mil a R$ 21 mil.

Elas estão distribuídas em pastas como os Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), da Educação (MEC), do Meio Ambiente (MMA), das Relações Exteriores (MRE), da Saúde, de Minas e Energia (MME) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Há ainda contratação de temporários para atuarem no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e autorizações para nomeação dos candidatos aprovados nos seguintes órgãos: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Agência Nacional de Mineração (ANM).

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!