Nesta terça-feira, 8, a Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou um projeto de lei de autoria do deputado estadual Arnaldo Melo (PP) que traz diretrizes para a reprodução de músicas em escolas públicas e privadas do estado.
O projeto tem como objetivo proibir a reprodução de músicas "com letras que façam apologia ao crime, ao uso de drogas e/ou que expressem conteúdos sexuais" nas instituições de ensino maranhenses. A proposta visa criar um ambiente educacional mais adequado e livre de influências negativas para os estudantes.
Um projeto de teor semelhante, também de autoria do deputado Wellington do Curso (PSC), tramitou apensado ao projeto de Arnaldo Melo e foi aprovado nos mesmos termos.
A iniciativa do projeto de lei surgiu a partir de conversas do deputado Arnaldo Melo com pais, mães e jovens, que demonstraram preocupação com a presença de conteúdos inadequados e nocivos em músicas e programas. O objetivo é contribuir para a formação integral dos estudantes, proporcionando um ambiente educativo saudável e livre de influências prejudiciais.
Com a aprovação do projeto, espera-se que as escolas do Maranhão adotem práticas mais conscientes em relação à seleção de músicas que são reproduzidas em seus espaços, contribuindo para uma educação de qualidade e um ambiente propício ao desenvolvimento dos alunos.