A Polícia Civil do Maranhão realizou uma operação na manhã desta segunda-feira (31) para combater uma organização criminosa especializada em furto e roubo de grãos e fertilizantes. A ação, chamada de "Varredura", cumpriu 15 mandados de busca e apreensão em São Luís, no bairro Vila Maranhão, e envolveu 86 policiais.
Durante a operação, foram apreendidas aproximadamente 5 toneladas de soja na residência de um dos investigados, além de uma motocicleta, documentos e um aparelho celular. Em outro alvo, foram apreendidos um automóvel, aparelho celular e dois DVRs (aparelho gravador de DVD). Ainda foram encontrados aparelhos celulares em outros alvos da operação.
O material apreendido será analisado para aprofundar as investigações e identificar outros envolvidos, incluindo líderes da organização criminosa e receptadores. Segundo o superintendente da Seic, Augusto Bastos, novas fases da operação estão previstas até a prisão e desarticulação completa de todos os membros da organização.
O secretário da SSP, Maurício Martins, destacou que o Sistema de Segurança Pública tem intensificado as ações policiais para combater o crime, e a operação de hoje é um avanço importante contra essa associação criminosa. O delegado-geral da Polícia Civil, Jair Paiva, enfatizou que as investigações continuarão até que todos os envolvidos sejam presos.
A operação contou com a participação de diversas unidades do Sistema de Segurança do Maranhão, incluindo a Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção (Seccor), Superintendências de Polícia Civil da Capital e Interior (SPCC e SPCI), Grupo de Resposta Tática (GRT), Polícia Militar e o Centro Tático Aéreo (CTA).