Offline
Agricultura familiar do Brasil é a 8ª maior produtora de alimentos do mundo, aponta Anuário da Contag
Locais
Publicado em 28/07/2023

A agricultura familiar brasileira tem um papel essencial na produção agrícola do país, sendo responsável por abastecer o mercado interno com produtos saudáveis e de manejo sustentável dos recursos ambientais. De acordo com o Anuário Estatístico da Agricultura Familiar 2023, divulgado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), se todos os agricultores familiares do Brasil formassem um país, seriam a 8ª maior potência produtora de alimentos do mundo.

O relatório, baseado em pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), destaca que as propriedades de agricultura familiar somam 3,9 milhões no país, representando 77% de todos os estabelecimentos agrícolas. Em termos de área ocupada, correspondem a 23% do total, abrangendo 80,8 milhões de hectares, quase a totalidade do estado do Mato Grosso.

A relevância da agricultura familiar vai além da produção de alimentos, ela também desempenha um papel fundamental na economia, impulsionando 40% da renda da população economicamente ativa de 90% dos municípios com até 20 mil habitantes, representando 68% do total do país. Isso significa que essa atividade gera um efeito multiplicador de emprego e mais renda, movimentando a economia das pequenas cidades do campo.

Segundo o presidente da Contag, Aristides Santos, é essencial conhecer os números da agricultura familiar para desenvolver e valorizar esse setor. "Reunir esses dados em um anuário também visa contribuir com o debate sobre o papel da agricultura familiar para o desenvolvimento do país, bem como buscar valorização e reconhecimento dos sujeitos que a compõem e suas entidades representativas", afirmou.

A importância da agricultura familiar foi reforçada com o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2023/2024 pelo governo, destinando R$ 71,6 bilhões ao crédito rural no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Esse valor representa um aumento de 34% em relação à safra anterior e é o maior da série histórica, demonstrando o compromisso com o desenvolvimento e incentivo à produção agrícola familiar no país.

Fonte: Agência Brasil

Comentários
Comentário enviado com sucesso!