O governador Carlos Brandão visitou Pirenópolis (GO) nesta quinta-feira (29) para iniciar um estudo sobre a possibilidade de implantar o passeio turístico de balão de ar quente no Maranhão.
O turismo de balão já é uma atração bem-sucedida em locais como Boituva (SP) e Capadócia, na Turquia, e contribuiu para o crescimento do turismo em Pirenópolis.
Segundo Carlos Brandão, a intenção do governo é adicionar mais uma opção de turismo ao Maranhão. A região da Chapada das Mesas ou os Lençóis Maranhenses estão sendo considerados para os passeios de balão de ar. "Estamos estudando a viabilidade de disponibilizar passeios de balão como uma forma de fortalecer ainda mais o nosso turismo", explicou o governador.
Rafael Carvalho, proprietário da empresa Voe de Balão em Piri, acredita que a atividade pode impulsionar o turismo. "Conheci o balonismo no Egito e decidi trazê-lo para Pirenópolis, que é uma das cidades em que o turismo mais cresce na região. Mais de 10 mil pessoas já voaram em 2 anos e meio, e agora temos a intenção de expandir para o Maranhão", destacou.
A primeira etapa do estudo consiste em avaliar as condições climáticas do Maranhão e realizar testes de voo. Somente após essa análise será possível determinar a viabilidade dos passeios de balão de ar quente nos principais pontos turísticos do estado.