Offline
Prazo para entregar IR 2023 termina hoje
31/05/2023 07:08 em Nacionais

O prazo para declarar o Imposto de Renda 2023 termina nesta quarta-feira, 31 de maio.

Está obrigado a enviar o documento ao Fisco o contribuinte que, no ano passado, recebeu rendimentos tributáveis maiores que 28 mil, 559 reais e 70 centavos.

Há outras situações que obrigam a declaração e o contribuinte encontra detalhes na página da Receita na internet.

Este ano, 39,5 milhões de pessoas, segundo estimativas da Receita, estão obrigadas a entregar o documento. Antes do fim de semana, pouco mais de 30 milhões e 200 mil já tinham transmitido a declaração para o Fisco.

O contribuinte que deixa de enviar dentro do prazo estabelecido fica sujeito a multa de, no mínimo,165 reais e 74 centavos; mas a penalidade pode chegar a até 20% do imposto devido.

Se você está obrigado a declarar e ainda não conseguiu reunir todos os documentos necessários, o melhor, para fugir da multa, é enviar a declaração incompleta e depois fazer uma declaração retificadora.

E quanto antes você corrigir as informações, menores as chances de cair na malha fina.

Se a declaração ficar incompleta, o documento será retido para análise mais detalhada e o contribuinte pode ser chamado a comparecer em um posto da Receita para das explicações.

Há ainda uma outra forma para minimizar as chances da malha fina, que é a declaração pré-preenchida. Mas vale o lembrete: todas as informações devem ser checadas e validadas antes do envio da declaração à Receita Federal.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!