Offline
São João dos Patos realiza caminhada de conscientização sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
18/05/2023 14:57 em Locais

Este ano a campanha “Faça Bonito” completa 23 anos com o intuito de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

O objetivo é mobilizar a sociedade para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes, celebrado desde 2000 no dia 18 de maio, a data foi instituída pela Lei Federal 9.970/00 com base no “Crime Araceli”, ocorrido em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Na ocasião, a menina Araceli, de 8 anos, foi raptada, drogada, violentada, morta e carbonizada por jovens de classe média da cidade, que nunca foram punidos. Desde 2000, as ações que marcam este dia visam mobilizar os diferentes setores da sociedade, governos e mídia sobre a urgência da proteção dos direitos de meninas e de meninos.

Em São João dos Patos a data foi lembrada pela Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social (CREAS) e Conselho Tutelar, com uma caminhada, que iniciou no centro da cidade e percorreu várias ruas da cidade, com intuído de conscientizar a polução, para denúncia de todas e quaisquer violações dos DIREITOS da CRIANÇA e do ADOLESCENTE.

Ao longo da caminhada foram entregue panfletes e a população recebeu orientação de profissionais sobre o assunto.

 

O objetivo da campanha anual é ressaltar a responsabilidade do poder público e da sociedade na implementação do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, na garantia da atenção às crianças, adolescentes e suas famílias, por meio da atuação em rede, fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos preconizado no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e tendo como lócus privilegiado os Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente no âmbito dos estados e municípios.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!