Offline
Nível do rio Parnaíba sobe e atinge cota de atenção em Floriano/PI
22/03/2023 18:34 em Nacionais

O nível do rio Parnaíba chegou a cota de atenção nesta quinta-feira (22). De acordo com o boletim do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Parnaíba emitido pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a profundidade do rio na estação de monitoramento atualmente é de 453 centímetros. 

A cheia do rio Parnaíba em Floriano pode estar relacionado ao aumento da vazão do reservatório de Boa Esperança, no município de Guadalupe. Na última segunda-feira (20), a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informou que elevaria de 800 para 1300 metros cúbicos por segundo o volume da saída de água. 

Além de Floriano, o rio Parnaíba também segue na cota de atenção em Luzilândia com 4,87 metros. Apesar disso, a previsão do órgão de monitoramento é que esse valor suba nas próximas horas e chegue aos 4,97 metros, ainda abaixo da cota de alerta. 

Em Barras, o nível do rio Marathaoan está com 4,02 metros de profundidade e permanece na cota de alerta. A expectativa é que o curso de água sofra elevação do nível em um centímetro nas próximas oito horas, permanecendo abaixo da cota de inundação.

Por fim, o rio Longá também continua na cota de alerta em Esperantina com 6,67 metros. A tendência é que o nível do afluente se mantenha estável nas próximas horas caso não ocorram novas chuvas mais intensas ao longo da bacia do Parnaíba. 

O boletim do CPRM leva em consideração os dados hidrológicos da Rede Hidrometeorológica Nacional de responsabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA), que se baseiam em modelos hidrológicos. 

Breno Moreno (Com informações do CPRM)
redacao@cidadeverde.com

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!