Offline
Lula, Haddad e Rui Costa se reúnem para definir sobre impostos de etanol e gasolina
27/02/2023 12:28 em Nacionais

O presidente Lula se reúne hoje com os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e da Casa Civil, Rui Costa, para definir se será retomada a cobrança de impostos para o etanol e a gasolina. O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, também vai participar.


A medida provisória que zerou impostos federais e provocou a queda nos preços dos combustíveis termina amanhã.

A depender da decisão, o preço dos combustíveis já pode ficar mais caro no próximo mês. Sem a isenção, a gasolina pode ter um aumento de 69 centavos por litro e o etanol em torno de 24 centavos.

No entanto, se prorrogar a medida, o governo terá um perda de arrecadação de cerca de 3 bilhões de reais por mês. E se voltar a cobrar pis cofins, a elevação dos preços nas bombas pode causar um efeito dominó, aumentando ainda mais a inflação.

Enquanto a ala política quer manter a desoneração por mais tempo, a equipe econômica estuda um meio termo.

O governo abriria mão de cerca de 30 por cento dos impostos sobre a gasolina e 70 por cento sobre o etanol. No entanto, a decisão final ficará por conta do presidente da República.

Outro problema que estará na mesa é a redução do ICMS sobre combustíveis, aprovada pelo Congresso, mas que depende de decisão do supremo.

Os governadores tem demonstrado preocupação com a perda de arrecadação por causa da renúncia fiscal do principal imposto estadual.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!